Home Agronegócio Boa qualidade do manejo nutricional das aves evita descarte de ovos
Agronegócio

Boa qualidade do manejo nutricional das aves evita descarte de ovos

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 07 à(s) 16.33.38 40e77759
Foto: Embrapa/ Paulo Giovani
Envie

“A casca do ovo representa cerca de 10% do peso dos ovos e é composta basicamente por carbonato de cálcio e magnésio, além de outros nutrientes, como fosfato de cálcio, água e sais inorgânicos. À medida que fica mais velha, a ave produz ovos com menor qualidade de casca. As perdas por trincas podem chegar a 10% em lotes com idade avançada. Se houver aumento da frequência de avarias é preciso rever aspectos que abrangem fatores nutricionais, qualidade de água, sanidade, clima, nível de estresse e outros pontos, como instalações, frequência e velocidade da coleta, além do transporte dos ovos”. O alerta é de Verônica Silva, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

A eficiência nutricional proporciona ovos com maior qualidade para o mercado, além de interferir diretamente na rentabilidade da granja. Nesse sentido, Verônica explica que no início da vida as aves necessitam consumir dietas com alimentos de alta digestibilidade e qualidade, já que o trato digestório ainda está em desenvolvimento. “Em torno de duas semanas antes do início da postura, as aves devem receber níveis ajustados de cálcio e fósforo para a formação do osso medular, o que proporcionará aporte nutricional para a produção da casca do ovo ao longo da vida. Para a formação do ovo, a ave utiliza cerca de uma grama de cálcio diariamente oriundos de sua dieta e reserva corporal”.

A zootecnista lembra que, com o avançar da idade, as aves produzem ovos maiores e mais pesados, apresentando elevado percentual de gema enquanto a porcentagem de casca e albúmen tende a diminuir. “Nessa fase, o fornecimento de minerais de fontes orgânicas proporciona maior absorção de minerais no trato digestivo, com melhor aproveitamento sobre o desempenho e a qualidade dos ovos. Entre os principais minerais de fontes orgânicas estão selênio, manganês, zinco e ferro”.

É importante que os ovos sejam coletados na frequência adequada. Sua permanência no galpão pode prejudicar a qualidade. Por isso, a zootecnista da Auster apresenta algumas dicas: “Nos galpões convencionais, onde as coletas são manuais, elas devem ser realizadas pelo menos duas vezes ao dia para evitar acúmulo de ovos, enquanto nos galpões automatizados a esteira pode permanecer ligada por maior tempo nos períodos de maior postura de ovos. O maior desafio nessa etapa é em relação à quantidade e à qualidade da mão de obra. Outro ponto importante a ser observado é a manutenção das esteiras e estradas por onde esses ovos passam, pois caso estejam em más condições podem influenciar na formação de trincas nos ovos. Ao chegar à sala de ovos, eles devem ser classificados, lavados, submetidos à ovoscopia, pesados e embalados de acordo com seu peso”.

Para contribuir cada vez mais com o sucesso dos avicultores em termos de produtividade e rentabilidade, a Auster Nutrição Animal incluiu a vitamina C em Númia Postura Vitalis. Com isso, o produto torna-se ainda mais importante na redução da quantidade de ovos quebrados. Além disso, o produto conta com altos níveis vitamínicos e microminerais, como betaína anidra como fonte de colina. “A solução ajuda a elevar a saúde intestinal e a integridade da mucosa das aves, o que está ligado à qualidade da casca dos ovos produzidos. Por consequência, a lucratividade do produtor aumenta consideravelmente, pois as aves passam a ter ciclo produtivo bem maior”, conclui Verônica Silva.

Inscreva-se para receber notícias sobre Agronegócio

Envie
Artigo relacionado
Seca e desafios na cana: herbicidas são aliados na recuperação das lavouras
Agronegócio

Seca e desafios na cana: herbicidas são aliados na recuperação das lavouras

A longa estiagem entre abril e outubro atingiu em cheio as regiões produtoras de...

Vetnil® reforça compromisso com o bem-estar animal durante 22º Potro do Futuro & Campeonato Nacional da Vaquejada da ABQM
Agronegócio

Vetnil® reforça compromisso com o bem-estar animal durante 22º Potro do Futuro & Campeonato Nacional da Vaquejada da ABQM

A Vetnil®, líder em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, esteve presente...

Saúde dos cascos: o papel da suplementação e de cuidados diários
Agronegócio

Saúde dos cascos: o papel da suplementação e de cuidados diários

Essenciais para o bom desempenho dos cavalos, os cascos estão diretamente relacionados...

Vetnil® marca presença no CBM com suporte técnico e ações voltadas ao bem-estar animal
Agronegócio

Vetnil® marca presença no CBM com suporte técnico e ações voltadas ao bem-estar animal

Durante o 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, promovido pela Associação Brasileira...