Home Negócios Black Friday 2023: Varejistas brasileiros apostam em grandes vendas, enquanto consumidores continuam indecisos
Negócios

Black Friday 2023: Varejistas brasileiros apostam em grandes vendas, enquanto consumidores continuam indecisos

Envie
Whatsapp Image 2023 11 24 At 16.04.55 Gazeta24h.com.jpeg
Envie

75% dos consumidores brasileiros estão indecisos em fazer uma compra nesta Black Friday, segundo pesquisa recente do Reclame Aqui e da Linx. Embora 75% possa parecer um número elevado, ele representa a taxa de rejeição mais baixa registrada nos últimos três anos. Além disso, os especialistas veem isso como oportunidade para conquistar mais clientes, através de tecnologias inovadoras de preços e ferramentas de recomendações de produto.

“Os varejistas estão otimistas, 55% acreditam em uma melhoria nas vendas da Black Friday 2023”, comenta Kirill Nepomnyashchiy, country manager da Sellesta na América Latina. “No entanto, embora muitos estejam apostando em promoções para motivar os consumidores brasileiros a comprar, acreditamos que os profissionais de e-commerce deveriam dar um passo adiante e realmente ajudar os compradores indecisos a tomar a decisão de fazer uma compra.”

Kirill argumenta que a indecisão ao fazer compras online não se limita apenas à Black Friday. “95% dos compradores online não têm uma ideia específica do produto que desejam comprar e frequentemente se deparam com uma ampla seleção de itens semelhantes”, explica ele. “Pesquisas mostram que a concorrência online entre os vendedores está aumentando o tempo todo e a nossa própria pesquisa constatou que 91,4% dos gerentes de comércio eletrônico no Brasil enfrentam concorrência online de pelo menos 10 outras marcas.”

Os dados do site Reclame Aqui sugerem que os fatores decisivos para concluir uma compra são produtos com preços atrativos (35%), confiáveis (13%) e com boas avaliações (12%). Assim, Kirill acredita que as marcas terão que tomar mais iniciativa para se destacar em um campo de jogo lotado. “Uma ferramenta alimentada por inteligência artificial, como a da Sellesta, automatiza de maneira inteligente vários processos que ajudam as marcas e seus produtos a se destacar entre os concorrentes, como otimização de listagens, monitoramento de listagens de concorrentes, ajuste fino de anúncios na Amazon e sugestão de preços competitivos. Isso tudo com base em dados em tempo real de milhões de listagens.”

Precificação dinâmica e anúncios atrativos também são vitais para impulsionar a compra em consumidores cada vez mais experientes: 76% dos usuários que planejam fazer uma compra na Black Friday começaram a monitorar os preços pelo menos seis meses antes.

“Os consumidores que estão planejando gastar na Black Friday têm se dedicado a fazer sua lição de casa, comparando preços e pesquisando, razão pela qual o monitoramento e ajuste de preços são essenciais para os comerciantes de comércio eletrônico que buscam igualar a inteligência de seus clientes”, acrescenta Kirill. “Nossa própria pesquisa mostrou que pouco mais da metade (56%) dos gerentes de comércio eletrônico brasileiros têm acesso a tendências diárias de mercado e informações sobre concorrentes para ajudá-los em suas decisões, então, esta é outra área em que uma pequena melhoria ou investimento nas ferramentas e tecnologia certas pode trazer um retorno sobre o investimento muito melhor.”

Em comparação com 2022, a pesquisa mostra que, nesta Black Friday, os consumidores estão procurando adquirir produtos de alto valor, como TVs, smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos, em vez de roupas e calçados, que foram populares em 2022. Para decidir sobre qual desses produtos comprar, a maioria dos consumidores está aguardando um desconto, especialmente ao pagar com PIX, e por opções de pagamento favoráveis ao parcelar.

“O comércio eletrônico é sobre tornar a jornada do cliente a mais fácil possível. Encontrar o meio-termo com o cliente, ajudando-o a tomar decisões, enquanto oferece descontos simples e dinâmicos, além de opções de pagamento diversas, devem ser apenas algumas das maneiras pelas quais os vendedores de comércio eletrônico podem garantir que aproveitem ao máximo uma das maiores datas de varejo do Brasil”, conclui Kirill.

Sobre a Sellesta

A Sellesta oferece um conjunto abrangente de ferramentas de comércio eletrônico baseadas em IA que ajudam as empresas a aprimorar suas vendas online e a experiência do cliente. Com o Sellesta, as empresas obtêm acesso a valiosos insights de marketing. Como um conceito de one-stop-shop, a Sellesta oferece suporte a todos os três principais ambientes de comércio eletrônico, incluindo lojas virtuais, mercados e anúncios online. Sellesta é uma startup internacional com uma equipe distribuída globalmente. Atualmente, a Sellesta opera em mercados nos EUA, Europa e América Latina.

 

 

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

PicPay fecha acordo com a NASCAR para transmissão exclusiva no streaming

Com direitos garantidos até 2027, a PicTV vai transmitir gratuitamente todas as...

Negócios

Ricardo Bellino lança Dealmaker Academy: formação exclusiva em negociações de alto impacto

Ricardo Bellino cria a Dealmaker Academy, formação exclusiva que ensina habilidades reais...

Negócios

Comprar CNH online: o que você precisa saber antes de seguir por esse caminho

O interesse em comprar CNH online cresce à medida que a digitalização...

Negócios

Brasília sedia Semana de Economia Solidária

Evento acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto e...