Home Notícias Bioinsumo à base de três microrganismos inéditos chega ao mercado
Notícias

Bioinsumo à base de três microrganismos inéditos chega ao mercado

Envie
Biosphera
Envie

Lançamento da Biosphera, BioVelox, apresentado durante o Show Rural Coopavel em Cascavel-PR, associa três novos gêneros microbianos em uma única formulação para melhorar a interação solo-planta

Segundo o levantamento de mercado divulgado pela consultoria 5P2R, em 2024 o Brasil teve um aumento de 10,3% no número de registros de bioinsumos em comparação a 2023, sendo o grande destaque para os inoculantes, com crescimento de 52%, somando 117 inscrições. Empresas do setor seguem investindo em inovação e pesquisa, como é o caso da Biosphera AgroSolutions, indústria sediada em Londrina, Paraná e que lança durante o Show Rural Coopavel, que começou dia 10, ontem, e segue até dia 14, em Cascavel-PR, o BioVelox, produto formulado à base de três microrganismos exclusivos e inéditos no mercado brasileiro.

O novo bioinsumo é composto pelas bactérias Lactobacillus plantarum, Rhodopseudomonas palustris e pela levedura Saccharomyces cerevisiae em uma única formulação, trazendo mais uma grande inovação para o setor. Ele atua na rizosfera, região onde ocorre uma grande interação entre as raízes, o solo e os microrganismos do BioVelox que agem de diferentes formas, mas de maneira complementar, trazendo um grande reforço biológico para o sistema, melhorando significativamente a interação solo-planta.

Segundo André Nakatani, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, doutor em microbiologia agrícola, todos estes benefícios são possíveis, porque a Biosphera investe e foca os esforços do time de profissionais na busca por soluções com eficácia e que realmente entreguem resultado no campo. “Os microrganismos do BioVelox, através da ciclagem de nutrientes, liberação de compostos orgânicos bioativos e formação de biofilme, seja de forma direta ou indireta, tornam o ambiente edáfico mais favorável para o pleno desenvolvimento das raízes e assim eles promovem melhor crescimento vegetal”, destaca.

Investir para descobrir   

Conforme explica Nakatani, é fundamental o investimento contínuo em desenvolvimento, por isso, a empresa aporta todos os anos mais de R$ 1 milhão em pesquisa. “A ciência estima que, até o momento, apenas uma pequena fração de toda a diversidade microbiana é conhecida, isso demonstra o grande potencial ainda a ser explorado, especialmente na agricultura, seja na promoção de crescimento vegetal, no biocontrole de fitopatógenos ou aumento da tolerância das plantas a estresses ambientais”, diz o especialista.

Pesquisas contínuas e estudos científicos cada vez mais aprofundados, permitem que microrganismos promissores sejam avaliados, e consequentemente, que novos bioinsumos sejam lançados, tornando-se mais uma opção para o agricultor, visando racionalizar o uso de insumos químicos e aumentar a sua produtividade. “Alguns gêneros microbianos como Bradyrhizobium, Azospirillum, Bacillus e Trichoderma são amplamente utilizados nas lavouras e seus produtos estão consolidados no mercado. No entanto, há microrganismos menos conhecidos que trazem novas abordagens, como as leveduras, ainda pouco exploradas na agricultura”, explica Nakatani.

Microrganismos inéditos; conheça-os

O lançamento da Biosphera tem em sua formulação:

  •  Lactobacillus plantarum: bactéria com elevada adaptabilidade ambiental e grande produtora de substâncias bioativas, com destaque para os ácidos orgânicos.
  •  Rhodopseudomonas palustris: bactéria fotossintética, produtora de adesina e com metabolismo altamente versátil, capaz de decompor uma ampla gama de moléculas, é bastante utilizada na biorremediação de poluentes.
  • Saccharomyces cerevisiae: levedura, fonte de várias enzimas e compostos orgânicos como aminoácidos e peptídeos, é produtora de exopolissacarídeos (EPS) que podem auxiliar na tolerância das plantas a estresses.

Sobre

A Biosphera Agro Solutions é uma indústria de insumos biológicos que se destaca no Brasil por seu compromisso com inovação e sustentabilidade. Com uma ampla linha de microrganismos promotores de crescimento de plantas, a empresa oferece mais de 50 biossoluções registradas junto ao Ministério da Agricultura. Sua sede e a unidade fabril, estão estrategicamente localizadas em Londrina, no Paraná.

 

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Nova operação humanitária recebeu 54 repatriados dos Estados Unidos

Um novo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos pousou na noite de...

Reprodução / Business Feed
Notícias

Brasileiros pagam impostos embutidos em consórcios e buscam alternativas para conquistar a casa própria

Especialistas destacam que compreender a carga tributária e aproveitar os benefícios do...

Divulgação
Notícias

Como é o novo perfil que o mercado procura em marketing e como Felipe Secol o representa

No marketing de hoje, não basta ser criativo. As empresas buscam líderes...

Reprodução / Internet
Notícias

3 Sites Confiáveis para Comprar Seguidores no Kwai

O Kwai vem se consolidando como uma plataforma de vídeos curtos com...