No dia 06 de setembro de 2025, às 17h, o espaço independente Paradoxo Casa Atelier, na Usina/Tijuca, inaugura a exposição PESAD[E]LO, reunindo obras de 63 artistas em diferentes linguagens — pintura, gravura, fotografia, escultura, vídeo, instalações e performances. Entre os participantes está a artista visual Bim Brito, que traz sua obra “IA – O Pesadelo da Humanidade”, desenvolvida especialmente para essa exposição.
“Comecei trabalhando com a ideia da mente humana sendo invadida pelo pesadelo. Mas com as últimas notícias, onde a gente nota claramente que a humanidade está apavorada com a inteligência artificial e que, inclusive, começaram a sair relatos de que seremos exterminados em menos de dez anos, resolvi então pintar esse momento, em que o homem comum entra na era da inteligência artificial cheio de medos e receios do que vem pela frente”, comenta Sabrina.
Na exposição PESAD[E]LO, sua pesquisa se insere no diálogo entre artistas consagrados, como Arthur Barrio, Claudia Lyrio e Pedro Varella, e novas vozes da cena emergente, em um encontro que reafirma a potência inclusiva e insurgente da curadoria.
Organizada por Ana Carla Soler, Diogo Santos, Fabrício Guimarães, Monique Arau e Willy Cavalheiro Chung, a mostra propõe uma investigação crítica e poética sobre o pesadelo como método — um campo onde realidade e distopia se confundem, mas também abrem espaço para o desejo de futuro.
Sobre Bim Brito
Nascida e criada no Rio de Janeiro, Bim Brito constrói uma trajetória que une comunicação, tecnologia e arte. Empresária do setor de comunicação e tecnologia, ela se dedica ao estudo de pintura, cores e formas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde há cinco anos explora expressões artísticas que dialogam com sua experiência em inovação e criatividade.
Suas obras refletem uma profunda conexão com a cidade e suas dinâmicas, traduzindo em cores e texturas a interseção entre o urbano e o subjetivo.
Serviço:
Exposição PESAD[E]LO
Abertura: 06 de setembro de 2025, às 17h
Encerramento: 04 de outubro de 2025
Local: Paradoxo Casa Atelier (Av. Édison Passos, 87 – sobrado, Usina, Rio de Janeiro – RJ)
Curadoria: Ana Carla Soler, Diogo Santos, Fabrício Guimarães, Monique Arau e Willy Cavalheiro Chung
Produção: Higor Alcântara e Hugo Bernabé