Home Cultura Bienal de Arquitetura de Veneza – Instalação do Instituto Humanitas360 destaca o potencial sustentável do cânhamo industrial na economia
Cultura

Bienal de Arquitetura de Veneza – Instalação do Instituto Humanitas360 destaca o potencial sustentável do cânhamo industrial na economia

Envie
Envie

Como parte de seu esforço para regulamentar e destravar o potencial econômico do Cânhamo industrial e medicinal no Brasil, o Instituto Humanitas360 leva para a Bienal de Arquitetura de Veneza uma instalação feita com painéis de Cânhamo que explora a história e o potencial desse material na construção civil e em vários segmentos da economia.

A iniciativa se articula com o trabalho da presidente do Instituto, Patrícia Villela Marino, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República, como coordenadora do Grupo de Trabalho de Fomento à Economia do Cânhamo no Brasil.

A instalação também marca os 10 anos de atuação do H360 no país. Criado em maio 2015 por Patrícia e Ricardo Villela Marino e Piero Bonadeo, o Instituto Humanitas360 tem um compromisso histórico com o debate informado sobre a política de drogas e a justiça climática. Ao levar o potencial construtivo e ecológico do Cânhamo industrial para Veneza, o Instituto imagina o futuro refletindo sobre o passado, incluindo o espaço que será ocuparado na Biennale Architettura 2025.

Elaborada em parceria com Pedro Mendes Rocha, a obra dialoga diretamente com o tema “Intelligens”, proposto pelo curador Carlo Ratti, que busca conectar inteligência e soluções para problemas urgentes enfrentados pela humanidade em face da crise climática. O projeto exemplifica como a adaptação ao meio ambiente pode ocorrer com recursos limitados, apresentando uma abordagem que une tradição e inovação na arquitetura contemporânea.

Parte do complexo onde acontece o evento, a Corderie dell’Arsenale, deve sua extensão às cordas de navios mercantis produzidas ali a partir do Cânhamo, desde o século 15. O material, utilizado também para tecer as velas dessas embarcações, teve papel fundamental na consolidação de Veneza como potência marítima e comercial.

Variante da Cannabis sem qualidades psicoativas, o Cânhamo é uma planta milenar com aplicações tão diversas como a produção de alimentos e a indústria têxtil. No século 21, ressurge como material de construção através do hempcrete, um concreto feito de fibras vegetais que oferece propriedades únicas: leveza, excelente isolamento térmico e acústico, resistência à umidade e grande adaptabilidade construtiva.

Seu maior diferencial é o impacto ambiental positivo, pois a planta sequestra grandes quantidades de dióxido de carbono durante seu cultivo, e o processo de carbonatação do hempcrete continua absorvendo CO₂ ao longo do tempo de uso.

A 19ª Exposição Internacional de Arquitetura de La Biennale di Venezia fica aberta ao público entre 10 de maio e 23 de novembro deste ano.

Envie
Artigo relacionado
Luara Monteiro
Cultura

Cena Coletiva leva ao palco personagens femininas rebeldes em “Besta-Fera”

Com dramaturgia de Fernando Marques e direção de Carla van den Bergen,...

MENTAL ABSTRATO - CRÉDITO - FELIPE GIUBILEI
CulturaEntretenimentoMúsicaNotíciasRio de Janeiro

Pioneiro no Jazz Rap, Mental Abstrato faz série de shows no Rio de Janeiro

Na programação do projeto SESC Pulsar 2025, grupo se apresenta em Teresópolis,...

Cultura

Capoeira ganha voz no Conselho Municipal de Cultura com a posse de Mestre Bujão

O niteroiense David Bassous, conhecido como Mestre Bujão, toma posse nessa terça-feira...