O ano de 2023 não é ano eleitoral, mas as costuras, toda a articulação já começa, pelo menos, um ano antes do pleito. Sabendo disso, a BaseLab Consultoria Política, em parceria com a Quartzo Comunicação Estratégica, realizou o encontro Como Enfrentar os Desafios da Assessoria de Comunicação Política no Legislativo, na ultima quinta-feira, 22 de junho, com diversas palestras sobre o tema, contando com diversos especialistas. O evento foi transmitido pelo Canal da TV Câmara no YouTube.
O encontro, voltado para os assessores de comunicação parlamentares, foi realizado na Câmara dos Deputados, Plenário de Comissão 4, em Brasília, e pretendia expor a realidade da comunicação política e uma mesa de debate com profissionais de comunicação e parlamentares. O objetivo foi compartilhar visões sobre os desafios e oportunidades da comunicação política como instrumento de divulgação da atividade legislativa.
Para Paulo Loiola, estrategista político e um dos fundadores da BaseLab, o evento serviu também para expor como a comunicação parlamentar pode ser uma aliada ou prejudicial ao mandato, dependendo da forma que é feita. “Uma comunicação parlamentar clara e objetiva contribui de forma direta para a democracia já que dá transparência para a atuação dos parlamentares. Mas os desafios da comunicação política são imensos, especialmente com o fortalecimento das redes sociais como espaço de interação social”, analisa.
Segundo Vanessa Marques, sócia fundadora da Quartzo, que atua há 19 anos na comunicação política e 11 anos como assessora na Câmara dos Deputados, o debate vai contribuir pra despertar a importância da atualização profissional. “O mercado de trabalho está em plena transformação. Na comunicação política, o processo se intensificou com o fortalecimento das redes sociais como espaço para divulgação da atividade parlamentar e política. O profissional que atua neste mercado precisa estar atualizado das ferramentas e dos processos para conseguir resultados relevantes”.
Já Deniza Gurgel, que também atuou como assessora no Congresso Nacional e no Parlamento do Mercosul, destaca que o evento foi uma oportunidade de fortalecer a comunicação política, área estratégica para avaliação positiva do parlamentar diante do eleitorado. “Eu e minha sócia viemos da assessoria. Sabemos bem os desafios que os profissionais de comunicação enfrentam para atender todas as demandas de acompanhar agendas, produzir releases, fazer gestões de redes sociais. Debater esses desafios e como vencê-los é essencial para que a gente possa valorizar esses profissionais”.
Os organizadores destacaram ainda que o evento é um espaço de troca de saberes, visando melhorias nos resultados das campanhas eleitorais municipais de 2024 e entende que os estrategistas políticos têm um grande desafio para o próximo ano. “Cientes dessa responsabilidade, propomos promover um encontro para dividir o conhecimento e experiência na busca por melhores resultados na comunicação política. Além disso, aprofundar os debates sobre as oportunidades e desafios dos assessores”, acrescenta.