Home Notícias Barra Funda ganha Marcenaria Sabiá + Galeria Um, um espaço de criação para memórias afetivas
Notícias

Barra Funda ganha Marcenaria Sabiá + Galeria Um, um espaço de criação para memórias afetivas

Envie
Envie

Dentro de um espaço destinado originalmente para ser uma garagem de um predinho de dois andares na Barra Funda, a dupla de artistas Mônica Simões e Jorge Soares decidiu criar uma espécie de laboratório-ateliê que acolhesse as vocações de cada um. Fruto do encontro amoroso dos dois no pós-50, a Marcenaria Sabiá e a Galeria Um carregam o significado de um novo tempo para ambos e vem somar ao quadrilátero da cidade que já abriga outras marcenarias, ateliês de artistas e salas teatrais. Na Sabiá, o cliente pode sentar na calçada em cadeiras de praia e nas mesinhas formadas pelas três tabelas autorias de Jorge para olharem o mostruário, beber um chá gelado ou espumante e jogar conversa fora. “Esse é o clima que queremos na marcenaria”, diz Jorge.

 

A Marcenaria Sabiá foi criada para desenvolver e executar produtos autorais de utilidades domésticas e de uso pessoal. O diferencial da Sabiá é que todas as peças fazem parte da história do casal e foram criadas a partir de memórias afetivas e das necessidades que foram surgindo das próprias casas. “Cada um com sua história e essas histórias juntas refletem a nossa parceria”, diz Mônica Simões. Os nomes das peças fazem referência aos números dos apartamentos em que moravam quando foram criadas e as letras fazem referência aos criadores da peça: M criação de Mônica e MJ criação de Mônica e Jorge. As que não tem letras são criações exclusivas de Jorge. “É um projeto de vida nosso. Espaço para criar. Espaço para multiplicar. Espaço para expor. Espaço para escoar”, acrescenta Jorge.

A primeira linha que estará à disposição do público é fabricada em compensado com revestimento em madeira natural ou em fórmica colorida, lisa e fosca (azul turquesa, vermelho, rosa, amarelo, laranja e verde), sempre aplicadas nas superfícies de uso.

São móveis e objetos versáteis que podem ser utilizados tanto numa sala quanto num quarto, banheiro, na área de serviço ou em qualquer ambiente.

A Galeria Um é a realização de um antigo desejo de Mônica expor seus trabalhos em São Paulo, como fotografias, serigrafias, colagens e arte têxtil, sempre um por vez, que se alternará a cada 30 dias. “Uma proposta minimalista para impactar à primeira vista”, diz Mônica.

Mônica e Jorge estão juntos como casal faz 11 anos. Jorge é arquiteto, também com formação em desenho industrial. Estudou moveleira na Finlândia. Suas mãos habilidosas foram herdadas do seu bisavô Rafæl Perez, um marceneiro espanhol que migrou para o Brasil no começo do século XX.

Mônica é baiana, artista visual, roteirista e documentarista participa do processo criativo de algumas peças e é responsável pela curadoria e conteúdo da Sabiá. Estudou História e Artes Visuais ambos na Universidade Federal da Bahia. Fez residência artística na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha. Há trinta anos vem participando com seus trabalhos em festivais, salões e exposições nacionais e internacionais e os seus documentários também veiculados em canais de televisão e salas de cinema comerciais.

Envie
Artigo relacionado
Notícias

De uma mobilete ao Instituto Werner: a trajetoria de um medico que decidiu transformar vidas

A historia do Dr. Danilo Werner comeca muito antes do jaleco branco...

Notícias

Do funk aos saltos – a diva trans que o Brasil rejeitou e Portugal permite renascer

Durante anos, eu fui espectador do meu próprio espetáculo. Do palco ao...

Notícias

Seis em cada dez quilombolas vivem em área rural, revela Censo do IBGE

Diferentemente da população brasileira como um todo, em que a maioria das...