Home Esportes Barco Brasil inicia jornada de sete meses pelos mares do mundo na Globe 40
Esportes

Barco Brasil inicia jornada de sete meses pelos mares do mundo na Globe 40

Envie
Stella Bolina
Stella Bolina
Envie

O Barco Brasil, comandado por José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, deu a largada neste domingo (14) para a 2ª edição da Globe40, regata de volta ao mundo em duplas.

A competição teve início em Cádiz, na Espanha, e se estenderá até abril de 2026, quando os veleiros devem chegar a Lorient, na França, após mais de 30 mil milhas náuticas percorridas em seis etapas.

Os oito veleiros da Class40 partiram da região espanhola da Andaluzia para uma perna até Mindelo, em Cabo Verde. O percurso pelo Atlântico terá 1500 milhas náuticas, o que dá quase 3.000 km. Os veleiros devem completar o primeiro trecho em seis dias ou mais.

”É sempre uma emoção, pois nunca sabemos o que vamos encontrar no mar. Vamos fazer o possível para ir mais rápido a todos. Será um desafio longo que começa agora pelo Atlântico. Agradecer a todos os amigos que vieram com torcida a Cadiz para a largada. E também a cidade de Cádiz, que nos recebeu tão bem! Viva o Barco Brasil”, disse José Guilherme Caldas.

Siga a regata pelo tracker oficial

A prova reúne oito barcos e equipes de diferentes países. Além do Barco Brasil, participam os veleiros Belgium Ocean Racing – Curium (Jonas Gerckens, Bélgica / Djemila Tassin, Alemanha), Next Generation Boating Around the World (Lennart Burke e Melwin Fink, Alemanha), Crédit Mutuel (Ian Lipinski e Antoine Carpentier, França), Free Dom (Maxime Bourcier e François Martin, França), Wilson Around The World (Lisa Berger, Áustria / Jade Edwards-Ieaney, Reino Unido), Jangada Racing (Richard Palmer e Rupert Holmes, Reino Unido) e Whiskey Jack (Melodie Schaffer, Canadá / Craig Horsfield, Alemanha).

A Globe40 é disputada nos veleiros Class40, modelo consagrado nas provas oceânicas e que, ao lado dos Imoca 60 do Vendée Globe, figura entre as principais classes de barcos de alta performance.

A regata é realizada em duplas, com a possibilidade de troca de um dos tripulantes a cada etapa, reforçando seu caráter internacional e de resistência. O público pode acompanhar em tempo real a navegação pelo tracker oficial.

A Globe 40 seguirá também por Ilhas Reunião, Sydney (Austrália), Valparaíso (Chile) e Cabo Horn, antes da subida pelo litoral brasileiro até Recife (PE) e chegada final em Lorient (França).

 

Envie
Artigo relacionado
santander
Esportes

Noite de sábado com Santander Night Run em Belém

Palco do carnaval de Belém, o Complexo Aldeia Cabana, na Pedreira, vai...

Paulo Paiva / Sport Recife divulgação
Esportes

No Sport, Vitor Hugo estreia no Brasileirão aos 16 anos

Atuando pelo Sport, o jovem talento do Boston City FC, Vitor Hugo,...