Home Cultura AstraZeneca Viva a Cultura! Edição Nordeste apresenta masterclass gratuita e aberta ao público sobre a arteterapia com música
Cultura

AstraZeneca Viva a Cultura! Edição Nordeste apresenta masterclass gratuita e aberta ao público sobre a arteterapia com música

Envie
AstraZeneca Viva a Cultura! Edição Nordeste apresenta masterclass gratuita e aberta ao público sobre a arteterapia com música
Envie

No dia 19 de outubro, hoje, o projeto AstraZeneca Viva a Cultura! Edição Nordeste apresenta uma masterclass sobre a arteterapia com música, ministrada por Ivone Nunes da Silva Santa, Doutoranda em Ciência da Saúde pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através de seu estudo “A Arte da Medicina: Caminho Científico de Goethe a Steiner e a Educação terapeuta no Processo Social”. A masterclass é gratuita, aberta ao público e acontecerá no Núcleo Horizonte Azul (Rua Agatino de Esparta, 25 – Jardim Horizonte Azul, São Paulo), em dois momentos. A primeira sessão será às 15h00, e a segunda sessão às 16h00.

Para a masterclass, Ivone também falará das vivências de intervenções de arteterapia realizadas no Hospital Universitário e ICr (Instituto da Criança e do Adolescente), que sãopráticas que foram incluídas pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) desde 2018, e fará uma interação com música com os participantes presentes.

A masterclass faz parte do projeto AstraZeneca Viva a Cultura! Edição Nordeste, idealizado pelo Instituto Dançar, e é apresentado pelo Ministério da Cultura e com patrocínio master da AstraZeneca. A edição 2023 conta com o apoio do Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira – IMIP (PE), Hospital Martagão Gesteira (BA) além do Hospital Infantil Albert Sabin -Hias (CE).

Sobre Ivone Nunes da Silva Santa

Mestre em Ciência da Saúde pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ivone é graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Especialista em Pedagogia Curativa e Terapia Social pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABNA), certificada pelo Goetheanum – Dornach, Suíça e cofundadora da Associação Beneficente Parsifal e Associação Ramio. Ivone tem 12 anos de atuação como terapeuta Social e Pedagoga Curativa no Ambulatório da Associação Comunitária Monte Azul, e atualmente é pesquisadora científica no Hospital Universitário HU-FMUSP.

Sobre a Núcleo Horizonte Azul

Reconhecida pelo trabalho social desenvolvido em comunidades da Zona Sul de São Paulo, a Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental, fundada em 1979. A instituição é orientada pelo pensamento antroposófico, que atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do ser humano, e cujos programas têm como base a Pedagogia Waldorf, a Medicina ampliada pela Antroposofia e a Terapia Social. 

O Núcleo Horizonte Azul, um dos quatro núcleos de atuação da Associação e onde o evento será sediado, está localizado numa chácara próxima à Represa Guarapiranga, região em que habitam 38.000 famílias, e contempla os bairros Horizonte Azul e Vera Cruz. Ainda que a realidade do entorno contemple uma população em vulnerabilidade social, o meio ambiente proporciona à comunidade um saudável contato com a natureza e o acesso a atividades ao ar livre, como, por exemplo, na horta educativa.

O Núcleo é palco de encontros da Associação, reuniões de educadores Waldorf, Festa dos Povos, vivência social de alunos de outras escolas, entre outros, se diferencia pelo amplo espaço de convivência externo, e contempla programas que atendem desde a primeira infância até jovens e adultos.

Sobre a AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal, cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.

Para mais informações, visite o site e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.

Sobre o Instituto Dançar

As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras.

Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam. Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen. 

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura

Envie
Artigo relacionado