Legenda: Rodrigo Oliveira, presidente da APSO, associação reúne 100 provedores de internet do Distrito Federal, e é responsável por aproximadamente 65% dos usuários de banda larga da Capital.
A ASPRO (Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal) anunciou nesta quarta-feira (24) o lançamento do Programa Poste Limpo DF, voltado à organização dos cabos instalados em postes, à redução da poluição visual e ao fortalecimento da infraestrutura de internet na capital. O projeto propõe mutirões periódicos para retirada de cabos obsoletos e negociações para adequar os preços de compartilhamento de postes ao valor de referência regulatório.
Atualmente, o DF tem a tarifa de compartilhamento mais cara do país: R$ 13,46 por ponto de fixação, frente aos R$ 3,19 recomendados pela Aneel e Anatel. A ASPRO argumenta que o custo inviabiliza a expansão da rede em regiões menos favorecidas, comprometendo a universalização da conectividade.
“O poste é um bem público concedido. O uso justo e organizado dessa infraestrutura é fundamental não só para os provedores, mas para a população que depende da internet, hoje a conectividade é essencial e transversal, nas áreas de segurança, educação, saúde, economia ”, afirmou Rodrigo Oliveira, presidente da ASPRO.
O programa prevê ações como o “Dia D – Poste Limpo DF”, quando equipes técnicas farão a organização das redes e a retirada de cabos sem uso. Também inclui a adoção de normas técnicas de fixação, campanhas de conscientização entre provedores e diálogo institucional com a Neoenergia DF e o Governo do Distrito Federal.
Segundo a ASPRO, a iniciativa traz benefícios como a melhoria da paisagem urbana, maior segurança contra acidentes com cabos e curto-circuitos e novas oportunidades para a expansão dos serviços de internet por provedores regionais, que hoje respondem por mais de 68% da banda larga no Brasil.
A associação convida provedores, órgãos públicos e sociedade civil a aderirem ao programa. “É uma ação coletiva, que precisa do engajamento de todos para que Brasília tenha postes mais limpos, seguros e conectividade acessível para todos”, concluiu Oliveira.
📌 Serviço
Programa Poste Limpo DF – ASPRO
Mais informações: www.asprodf.org.br
Instagram: @aspro.df
ASPRO – Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal
A ASPRO é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à representação dos provedores de internet regionais do Distrito Federal. É a voz ativa de mais de 80 pequenos provedores, que juntos atendem mais da metade da população local — especialmente em áreas negligenciadas pelas grandes operadoras. Seu compromisso é assegurar regulamentação justa, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável do setor, atuando frente a órgãos governamentais e reguladores. Sob a liderança de Rodrigo Oliveira, reforça a equidade, promove conexão de qualidade e fortalece o pleno exercício da cidadania digital.
Site: www.aspro.org.br
Instagram: @aspro.df