Home Agronegócio Asbia completa 50 anos de trabalhos de fomento e valorização da inseminação artificial de bovinos no país
Agronegócio

Asbia completa 50 anos de trabalhos de fomento e valorização da inseminação artificial de bovinos no país

Envie
Asbia 50 Anos Em 2024 Foto Divulgacao
Envie

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) completa 50 anos de fundação, em 2024, com uma série de serviços e conquistas à cadeia da produção de carne bovina e de leite. “Desde o início, a Asbia colabora com a evolução da pecuária, empreendendo iniciativas importantes para compartilhamento de conhecimento, com Index Sêmen, Index Embriões e Manual de Inseminação Artificial em Bovinos, entre outros, além da defesa do setor com assento nos principais fóruns e atuação conjunta com o Ministério da Agricultura e Pecuária”, assinala Nelson Eduardo Ziehlsdorff, presidente da entidade.

A entidade representa seus associados em importantes frentes, tanto nas esferas federal como estaduais e municipais. Além disso, compartilha conhecimento e dados estatísticos importantes sobre a evolução da adoção da biotecnica reprodutiva.

“São muitas atividades relevantes nesse meio século. Um dos destaques é, sem dúvida, o Index Sêmen, que já tem 40 anos de existência. Temos o orgulho de ter ao nosso lado o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), nessa missão de compilar dados estatísticos sobre o mercado de genética bovina brasileira e oferecer ao mercado um raio-x completo do uso da genética bovina na pecuária de corte e de leite”, destaca Ziehlsdorff. De forma exclusiva, os associados da Asbia recebem esses dados de forma mensal – enriquecendo a análise de movimentação do mercado de genética bovina. Essa é mais uma iniciativa única da Asbia no mercado.

A Asbia também é ativa em participação em congressos, exposições, feiras, leilões, torneios e eventos de abrangência nacional, buscando a promoção do desenvolvimento das biotecnologias reprodutivas para fomentar o uso da inseminação artificial em todo o país. “É nosso propósito ser uma fonte de conhecimento não apenas técnico mas também sobre as cadeias da carne e do leite. Além de valorizar a tecnologia: ganho genético com a adoção da inseminação é imensurável e beneficia toda a cadeia a longo prazo e é inegável as oportunidades que temos para crescer”, ressalta o presidente.

Essa contribuição está expressa no contínuo avanço da inseminação artificial no Brasil. Desde 1994, o número de doses de sêmen para melhoria do rebanho cresceu de forma exponencial, saindo de pouco mais de 1 milhão de doses anuais para as 25 milhões de doses, atualmente. Executivo da Asbia, Cristiano Botelho destaca que “onde tem vaca inseminada, tem sanidade, avanço genético, nutrição, manejo e profissionais altamente capacitados”.

Com associadas de genética, saúde e nutrição animal e entidades de classe, a Asbia busca potencializar a sinergia entre elas para reforçar a importância da inseminação como uma vantagem competitiva sustentável para toda a cadeia produtiva da pecuária – além de buscar a produção de forma sustentável. “Onde tem uma vaca inseminada tem tecnologia. E nosso trabalho é contribuir para o contínuo avanço da produtividade na pecuária brasileira”, afirma Nelson Ziehlsdorff.

Sobre a Asbia

Fundada em novembro de 1974, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) trabalha com o objetivo de difundir e fomentar o uso da inseminação artificial na pecuária nacional. Para isso, a entidade realiza ações visando a promoção e divulgação da técnica, colaborando com poderes governamentais. A Asbia também busca cooperar com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor empresarial, para ampliar o mercado e melhorar os sistemas de distribuição de seus produtos.

Envie
Artigo relacionado
Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas
Agronegócio

Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas

. Períodos que antecedem e sucedem o parto precisam de manejo nutricional...

O papel estratégico de assuntos regulatórios no agro
Agronegócio

O papel estratégico de assuntos regulatórios no agro

* Gabriela Uliana No setor agrícola, um dos mais importantes e regulados no...

Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade
Agronegócio

Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade

Utilizando tecnologias como o SimaBio, um módulo da plataforma Sima, é possível...