Home Cultura Exposição As Galerias Dobra e Artnova apresentam a exposição ‘Do Rio a Nice’, uma conexão entre os dois continentes através das artes plásticas, fotografia e música 
Exposição

As Galerias Dobra e Artnova apresentam a exposição ‘Do Rio a Nice’, uma conexão entre os dois continentes através das artes plásticas, fotografia e música 

Envie
Do Rio a Nice
Do Rio a Nice
Envie
 

Do Rio a Nice: Encontro de Litorais 


 
A Galeria Dobra e a ArtNova apresentam a exposição “Do Rio a Nice: Encontro de Litorais”, de 02 a 30 de agosto de 2025, na Fábrica Bhering (RJ). Reunindo obras de Mica Barbot, Marcela Wirá, Kadão Costa e Pollyanna Ferrari, a mostra cria um diálogo sensível entre artes plásticas, fotografia e música, evocando as conexões entre o Rio de Janeiro e Nice. 
 
 
Após sua estreia no Festival de Cultura Brasileira Fête de Yemanjá, na Riviera Francesa, a exposição chega ao Brasil trazendo paisagens visuais e sonoras que ecoam memórias, ancestralidades e o vínculo com o mar, elo simbólico entre os dois litorais. 
 
 
As formas geométricas de Mica Barbot se inspiram nos calçadões e praças das cidades-irmãs. As lentes de Marcela Wirá e Kadão Costa revelam encontros entre urbano e natureza, entre silhuetas cariocas e mediterrâneas. A trilha sonora original de Pollyanna Ferrari, com composições como Meu Rio, A Maré e Caminhos do Rio pro Mar, costura esse percurso com afeto e brasilidade. 
 
 
A exposição abre no dia 02/08 (sábado), das 14h às 18h, e pode ser visitada até 30/08, de 4a. a 6a., das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h, na Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ. 
 
Instagram: @galeriadobra 
 
 
MICA BARBOT
 
 
 Artista visual franco-brasileira, Mica Barbot nasceu no Rio e vive em Nice, onde retomou a arte como forma de lidar com a saudade de sua cidade natal. Médica pediatra de formação, formou-se também em cerâmica e desde 2012 se dedica exclusivamente à criação artística. Suas obras traduzem visualmente o vínculo afetivo com o Brasil, explorando o calçadão de Ipanema como símbolo identitário e incorporando, com o tempo, as múltiplas raízes culturais brasileiras. Em Do Rio à Nice, Mica apresenta composições que conectam os traços das cidades-irmãs através da geometria, da memória e da paisagem. 
 
Instagram: @micabarbot 
 
 
MARCELA WIRÁ 
 
 
Artista visual e psicóloga, Marcela Wirá desenvolve uma pesquisa poética sobre corpo, tempo e território, unindo fotografia, performance e ritual. Seus trabalhos revelam camadas individuais e coletivas, como na série In.vestimenta, fruto de uma vivência com mulheres Huni Kuin na Amazônia. Em Do Rio à Nice, suas imagens capturam silhuetas e luzes que espelham os litorais do Rio e de Nice, revelando encontros sensíveis entre culturas e geografias afetivas. 
 
Instagram: @marcela.wira 
 
 
KADÃO COSTA 
 
 
Produtor cultural, fotógrafo e percussionista, Kadão Costa nasceu na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Formado em Ciências Sociais e Produção Cultural, é fundador do Ecomuseu Nega Vilma e atua em projetos que entrelaçam arte, memória e território. Suas fotografias, exibidas em diversos contextos no Brasil e na Europa, revelam a potência do cotidiano e o encontro entre urbano e natureza. Na exposição, seus registros conectam o morro ao mar, traçando caminhos visuais entre o Rio e Nice. 
 
Instagram: @kadaocosta 
 
 
POLLYANNA FERRARI 
 
 
Cantora, compositora e musicoterapeuta brasileira, Pollyanna Ferrari vive em Nice, onde desenvolve um trabalho musical autoral ancorado nas águas do samba, da bossa nova e do mar. Em 2025, lançou os singles Meu Rio, Aos Pés do Redentor e Benzinho, reafirmando sua conexão com a brasilidade e o afeto. Na exposição, sua voz costura a narrativa visual com composições como A Maré e Caminhos do Rio pro Mar, criando uma trilha sonora original que ecoa memórias e raízes. 
 
Instagram:  @pollyanna_ferrari
 
 
 
Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem

Envie
Artigo relacionado
Foto: Divulgação
Exposição

GUSTAVO RAMOS CONDUZ OFICINA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

Artista é um dos destaques da ilustração contemporânea brasileira e ministra atividade...

Foto: Divulgação
Exposição

Arte Cearense ganha destaque no maior congresso de educação católica no Brasil

Exposição “Há Mar”, do artista visual Ivan Guimarães, será uma das atrações...