Animais naturalmente sentem uma certa aversão a medicamentos, mas ainda é importante seguir tratamentos médicos à risca
Cedo ou tarde, a hora de dar remédio para o seu pet sempre chega. Essa não costuma ser uma tarefa simples, especialmente porque não é possível explicar para os bichos a importância de colaborar, como fazemos com as crianças. Os animais sempre oferecerão uma certa resistência a medicamentos, tornando necessário adotar algumas estratégias para manter seus tratamentos em dia.
No geral, não existem grandes diferenças entre dar remédio para um gato ou para um cão. Ambos apresentam reações parecidas e costumam tentar escapar para evitar aquele desconforto. Para acelerar o processo e garantir que o animal engula a medicação rapidamente, existem três medidas que podem ser tomadas. Confira:
Misture com comida
Engolir um comprimido inteiro pode ser um tanto incômodo, então a primeira alternativa seria misturar o remédio com o alimento do seu gato. Nesse caso, é importante que a refeição tenha uma consistência pastosa, pois dessa forma fica mais fácil de misturar de forma que o pet não sinta diferença no sabor.
O comprimido deve ser triturado com cuidado e consumido em sua totalidade, então evite qualquer tipo de desperdício. Outra alternativa seria misturar o pó com água e jogar na garganta do gato com uma seringa; o animal pode apresentar certa resistência, mas ao menos temos a certeza de que ele engolirá tudo de uma vez.
Esconda o comprimido em um petisco
Esmagar o comprimido pode resultar na perda de parte do conteúdo, então, para aqueles que não querem arriscar, ainda é possível escondê-lo por inteiro dentro de alimentos sólidos. Os petiscos representam a melhor opção nessa situação, já que dificilmente seu pet resistirá ao seu lanche preferido.
O único requisito é que o petisco seja grande o suficiente para esconder o comprimido e tenha uma textura macia o bastante para inserir o remédio sem que seja destruído.
Coloque diretamente na boca do gato
Essa seria a alternativa mais tradicional, que, em sua maioria, resulta em grande resistência por parte do pet – por isso, é necessário fazê-la do modo correto. O primeiro passo é evitar assustar o gato, pois dessa forma o animal já ficará tenso antes mesmo de tentar lhe dar a medicação.
Com cuidado, pegue-o no colo e abra a boca do gato usando o polegar e o indicador; coloque o comprimido o mais próximo possível da base da língua, evitando deixar na ponta (para que não seja cuspido) ou jogar diretamente na garganta, pois o animal pode acabar engasgando. Caso dê tudo certo, ele engolirá o remédio rapidamente.
Aqui vale analisar o tamanho do comprimido para evitar que o pet engasgue. Um Agemoxi CL 50 mg, por exemplo, possui um tamanho adequado, mas qualquer alternativa acima disso pode exigir o uso de outra metodologia.