Home Notícias Educação Apenas metade dos diretores de escola recebem formação antes de assumir o cargo
Educação

Apenas metade dos diretores de escola recebem formação antes de assumir o cargo

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 14 à(s) 10.11.07 B2ac2652
Foto: Divulgação
Envie

Pesquisa realizada com diretores de escolas públicas aponta que 44% deles se sentem parcialmente capacitados e 28% alegam que a graduação e a pós não contribuíram nesse sentido

A pesquisa de opinião com diretores escolares de escolas públicas mostra que 27% dos diretores escolares consideram que sua formação acadêmica na graduação ou pós-graduação os deixou totalmente preparados para os desafios da gestão escolar. O estudo, realizado pelo Itaú Social e Todos Pela Educação, ouviu 162 mil gestores de todo o país, sendo 76,6% atuantes na rede pública e 23,4% na rede privada.

Segundo o levantamento, 44% dos entrevistados se sentem parcialmente habilitados e 28% alegam que a graduação e a pós não contribuíram nesse sentido. “A conclusão de sua graduação ou pós na universidade deve ser encarada como o início de um longo processo do desenvolvimento profissional do diretor. Nesse sentido, é fundamental que as redes de ensino municipais e estaduais invistam no acolhimento dos novos gestores escolares, oferecendo apoio, acompanhamento e, sobretudo, formações continuadas”, diz a gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia Sintoni.

A pesquisa também revela que pouco mais da metade dos entrevistados (52%) afirmam ter recebido alguma formação oferecida pela Secretaria de Educação local antes de assumir a direção escolar. Em relação à oferta de formações ou cursos ao longo da carreira (formação continuada), 55% dos diretores responderam que suas Secretarias de Educação proporcionam sempre ou muitas vezes essas oportunidades. Já 35% dizem que a oferta ocorre “às vezes” e 9% dizem que raramente essa prática acontece.
As ações de acompanhamento das Secretarias de Educação ao longo da carreira do diretor são vistas como positivas pela grande maioria dos entrevistados (93%). Além disso, 80% estão total ou parcialmente satisfeitos com as formações oferecidas pela pasta.

O Censo Escolar de 2022 mostrou que apenas 19,3% dos diretores têm curso de formação continuada focada em gestão, com carga mínima de 80 horas. Além das oportunidades oferecidas pelas Secretarias de Educação, plataformas como o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, disponibilizam cursos para contribuir com o trabalho dos diretores. O percurso formativo “Gestão Escolar”, por exemplo, oferece nove cursos gratuitos e certificados.

Envie
Artigo relacionado
Aprendiz Musical recebe palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Educação

Aprendiz Musical recebe palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Evento direcionado aos profissionais do Programa será conduzido pela advogada Cecilia Almada...

Por que a leitura dinâmica é importante?
Educação

Por que a leitura dinâmica é importante?

Talvez você já tenha ouvido falar de leitura dinâmica, que é a...

10 Melhores sites para comprar livros
Educação

10 Melhores sites para comprar livros

Nesta era de comércio eletrônico, os amantes da leitura podem explorar uma...

Como adicionar curso de informática no currículo
Educação

Como adicionar curso de informática no currículo

A inclusão de um curso de informática no currículo é uma excelente...