Home Estilo de vida Turismo Aniversário de Teresina: confira um guia completo para aproveitar a cidade e celebrar a data
Turismo

Aniversário de Teresina: confira um guia completo para aproveitar a cidade e celebrar a data

Envie
Aniversário de Teresina: confira um guia completo para aproveitar a cidade e celebrar a data
Mirante Ponte Estaiada
Envie

A capital do estado do Piauí comemora 171 anos nesta quarta-feira, dia 16 de agosto. A cidade, que recebeu seu nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, foi fundada em 1852 e projetada pelo engenheiro Antônio José de Araújo – a primeira capital planejada do Brasil e a única do Nordeste localizada no interior, a mais de 300 km do litoral. Para comemorar a data, o Hurb, travel tech no mercado de turismo há mais de 12 anos, traz dicas de como curtir um dia perfeito no local.

A primeira é degustar a culinária típica provando o prato mais comum da região, o arroz com capote. Feito com galinha d’Angola, o prato é uma herança dos povos africanos e leva óleo de coco babaçu e um tempero com cebola, pimenta-de-cheiro, tomate, pimentão e cheiro-verde – garantindo um sabor único. Para acompanhar o almoço, a Cajuína é a bebida imperdível: feita a partir do suco de caju, símbolo cultural da cidade, a bebida não leva álcool ou açúcar.

Por ser uma das regiões mais arborizadas do nordeste, Teresina foi apelidada como “cidade verde” pelo escritor maranhense Coelho Neto e nela há diversas praças para aproveitar um dia de sol. As feirinhas também são recomendadas: o artesanato teresinense é expressivo e um dos mais ricos e variados do país.

Entre os pontos turísticos da cidade que não podem ficar de fora do roteiro estão:

Ponte Estaiada: com uma arquitetura aliada à natureza, a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França foi projetada para celebrar os 150 anos da capital. A construção, que possui 363 metros, não só facilita a mobilidade entre o centro e a zona leste da capital, como oferece uma vista panorâmica da cidade, unindo assim utilidade pública, beleza, versatilidade e sustentabilidade. O Mirante da Ponte Estaiada fica aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Parque Cidadania: localizado no centro da cidade, o parque conta com uma área de lazer para todos os gostos e idades. O visitante pode aproveitar as diversas atrações, como pista de skate, ciclovia, anfiteatro com apresentações culturais e um espelho d’água onde é possível fazer boas fotos. O parque funciona de terça à sexta, das 6h às 10h, e de sábado e domingo, das 6h às 23h. A entrada é grátis.

Parque Ambiental Encontro dos Rios: reúne uma bela paisagem, boa gastronomia e arte. O que chama atenção no parque é o encontro dos rios Poti e Parnaíba que separam o Piauí do Maranhão e a diferença de cores de cada rio é nítida. No local, há também a possibilidade de experimentar a comida típica piauiense em um restaurante flutuante. O parque está aberto de domingo a domingo, das 8h às 17h e a entrada é gratuita. Já o restaurante flutuante está aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Museu do Piauí: o espaço conta com cerca de sete mil peças – entre fósseis, louças indígenas, porcelanas inglesas e móveis – que contam a história do Piauí A entrada custa R$5 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 6h às 17h, e aos sábados e domingos, das 6h às 14h.

Igreja São Benedito: Inaugurada em 1886, a igreja é patrimônio cultural brasileiro devido a sua importância cultural. A igreja demorou 12 anos para ficar pronta e todo o material e mão de obra empregados na sua construção foram, no seu princípio, doados pela comunidade. A entrada é gratuita e está aberta à visitação de segunda a sábado, das 6h30 às 19h.

Palácio de Karnak: uma referência internacional, a obra conta com características greco-romanas. O palácio, hoje sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí, era uma das chácaras do Barão de Castelo Branco. Seu interior é composto por pisos de mármore, móveis de carvalho e jacarandá, pinturas e peças sacras coloniais do século XVI. O palácio é aberto ao público, mas a visitação é feita com hora marcada pelo site.

Theatro 4 de setembro: localizado na Praça Pedro II, o teatro recebe em seu palco há mais de 100 anos atrações nacionais e internacionais, entre elas peças teatrais, espetáculos de dança e shows musicais. Com 600 lugares e fachada inspirada na arquitetura portuguesa, a maior casa de espetáculos do Piauí conta com recursos de som e iluminação próprios. O Theatro 4 de Setembro está integrado ao Clube dos Diários, configurando um verdadeiro complexo para a arte e para a cultura piauiense. O espaço é aberto à comunidade de segunda a sábado, para apresentações e visitação.

Envie
Artigo relacionado
Tudo o que você precisa saber ao viajar para os Estados Unidos
Turismo

Tudo o que você precisa saber ao viajar para os Estados Unidos

Viajar para os Estados Unidos é um dos maiores sonhos para muitos brasileiros,...

Que países visitar na América do Sul?
Turismo

Que países visitar na América do Sul?

Viajar para conhecer mais e melhor a América do Sul é o...

Quanto custa o mergulho em Porto de Galinhas?
Turismo

Quanto custa o mergulho em Porto de Galinhas?

Está pronto para mergulhar nas cristalinas águas de Porto de Galinhas? Este...

Semana do Cliente: Hotel NH Curitiba The Five promove campanha com 20% de desconto em hospedagem
Turismo

Semana do Cliente: Hotel NH Curitiba The Five promove campanha com 20% de desconto em hospedagem

Curitiba se prepara para a Semana do Consumidor, um evento que ganha...