Análise da TeamViewer revela que mais de 40% dos terminais de conexão ainda operam com Windows 10

Análise da TeamViewer revela que mais de 40% dos terminais de conexão ainda operam com Windows 10

Renata Bosco
3 min de leitura 1.6k
Divulgação

O fim do suporte ao Windows 10 previsto para 14 de outubro tem gerado uma onda crescente de preocupações em todo o mundo sobre o uso contínuo desse sistema operacional, ressaltando a urgência de superar esses desafios. 

Dados de uma análise realizada pela TeamViewer entre julho e setembro de 2025, com base em uma amostra anônima de 250 milhões de conexões por profissionais de TI e empresas que utilizam as soluções da líder global em soluções de ambiente digital nas versões pagas ou gratuita, revelam que mais de 40% dos terminais globais que receberam suporte recentemente via sessões remotas da plataforma ainda executam o Windows 10.

“O Windows 10 está chegando ao fim de sua vida útil e daqui a alguns dias dois em cada cinco terminais deixarão de receber patches e atualizações, ficando expostos a vulnerabilidades”, afirma Jan Bee, Diretor de Segurança da Informação da TeamViewer. “É uma situação preocupante, com poder de impactar negócios em nível global. Empresas e profissionais precisam migrar o quanto antes para um sistema operacional mais recente e compatível. Manter os sistemas atualizados continua sendo uma das formas mais eficientes de proteger indivíduos e empresas contra ameaças cibernéticas.”

Amenizando os desafios de atualização 

A plataforma TeamViewer DEX é uma excelente opção para reduzir os obstáculos e atritos que empresas em todo o mundo enfrentam ao atualizar milhares de dispositivos para um novo sistema operacional. 

Além de suporte à migração iminente, o TeamViewer DEX oferece um Pacote de Preparação para o Windows 11 que garante às equipes de TI uma visão clara em tempo real de todo o cenário de dispositivos, verificando automaticamente requisitos de compatibilidade como geração do processador, configuração de inicialização e do Trusted Platform Module (TPM, sigla em inglês) e inicialização segura (Secure Boot). 

Essa visibilidade ajuda as organizações a identificar e priorizar quais dispositivos estão prontos para atualização, quais exigem correção e quais podem precisar de substituição. Além disso, a plataforma valida os dispositivos após a atualização para confirmar a configuração e a conformidade para garantir o sucesso do processo. Ao combinar verificações de prontidão com a validação após a atualização, o TeamViewer DEX permite que as companhias gerenciem a transição para um sistema operacional compatível de forma estruturada, escalável e eficiente em recursos. 

“O TeamViewer DEX oferece à TI das empresas a clareza necessária sobre quais dispositivos estão prontos para upgrade, onde estão os problemas e a confiança de que tudo estará em conformidade após a conclusão do atualização”, conclui Adrian Todd, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer.

Na web, a TeamViewer está em www.teamviewer.com.

O que você achou?

Amei 78
Kkkk 39
Triste 3
Raiva 4

Carregando...

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.