A ManejeBem levou soluções de sustentabilidade em áreas mineradas para a maior feira de mineração do Brasil.
São Paulo – A ManejeBem marcou presença nos quatro dias do maior evento do setor da mineração brasileira, a EXPOSIBRAM 2023, que começou na noite de segunda-feira (28) e chegou ao fim na última quinta-feira (31), em Belém, no estado do Pará. Esta edição do evento contou com mais de 21 mil pessoas.
A startup ajuda empresas a alcançarem metas ESG através do desenvolvimento de comunidades rurais vulneráveis, com projetos que contam com monitoramento e rastreabilidade dos impactos sociais, econômicos, ambientais e agronômicos de comunidades rurais. No evento, a partir de uma maquete interativa, a empresa apresentou modelos de negócios em que o cliente pode solicitar a implementação do projeto ESG ou efetuar a aquisição de cotas dos projetos de compensação ambiental e social, financiados pela própria ManejeBem e já em execução, com total flexibilidade para escolher a quantidade desejada, de 1 a 20 cotas. “O evento foi de extrema importância para mostrarmos a importância do trabalho que desenvolvemos em comunidades de áreas mineradas, como é o caso do Projeto VALE, Projeto Horta Comunitária Pedra Viva, Projeto Gerdau Digital, Projeto Assistência Técnica Agrícola e o Uso Futuro e Projeto Agronegócio Sustentável. A ManejeBem possui um grande projeto junto à VALE em 20 municípios, com destaque para o Estado do Pará, dentre eles estão: Parauabebas, Ourilândia, Marabá e Tucumã”, destaca a CEO e fundadora da ManejeBem, Juliane Blainski.
De acordo com a COO e também fundadora, Caroline Luiz Pimenta, estar no principal evento de mineração do país significa dar voz às comunidades vulneráveis que precisam de mais investimento e capacitação. “A exploração mineral gera muitas transformações para o meio ambiente. Muitas vezes afeta de forma drástica a vida das pessoas que vivem próximas às áreas mineradas. Neste evento, a ManejeBem apresentou soluções para garantir o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, preservando sua qualidade de vida e criando oportunidades de crescimento”, ressalta.
Com informações que podem ser coletadas via a plataforma tecnológica e bancos de dados externos, a startup desenvolve projetos de ESG com diagnóstico preciso, demonstrando as problemáticas existentes em comunidades (baixa renda, problemas ambientais, deficiências agronômicas, etc). Dentro do processo, após a emissão desse diagnóstico, é usada inteligência artificial para criação de um Plano de Desenvolvimento (PDC) focado na resolução das problemáticas encontradas, com o apoio de ações de extensão rural, assistência técnica agrícola, treinamentos, capacitações direcionadas, entre outros. “O plano pode ser executado ou não pela equipe de profissionais da ManejeBem. A partir da sua execução, informações não param de ser levantadas e a evolução de regiões é constantemente acompanhada. Sendo assim, a ManejeBem ajuda no monitoramento e/ou aplicação de projetos de compensação ambiental e social efetuados por grandes corporações, como por exemplo, mineradoras”, complementa a COO.
Sobre a ManejeBem
A ManejeBem é uma startup que ajuda empresas a alcançarem suas metas de ESG por meio do desenvolvimento de comunidades agrícolas vulneráveis. Através da plataforma ManejeChat e software ESM, a empresa faz o levantamento e análise de dados socioeconômicos, agronômicos e ambientais, usados na elaboração de ações estratégicas de desenvolvimento e monitoramento. Desde sua fundação, em 2018, a empresa já impactou a vida de mais de 1 milhão de produtores familiares e técnicos agrícolas, espalhados por mais de 17 estados brasileiros, em 175 municípios. Site: https://manejebem.com/