Home Notícias Bahia Agosto Lilás: Shopping Bela Vista cria espaço para orientação de mulheres vítimas de violência
Bahia

Agosto Lilás: Shopping Bela Vista cria espaço para orientação de mulheres vítimas de violência

Envie
Agosto Lilás: Shopping Bela Vista cria espaço para orientação de mulheres vítimas de violência
Foto: Divulgação
Envie

O espaço é uma iniciativa do Bela Vista em parceria com Ministério Público e a Prefeitura Municipal de Salvador para ajudar no combate à violência contra a mulher

Em referência ao mês de conscientização e luta pelo fim da violência contra a mulher, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ) e o Ministério Público da Bahia (MP/BA), o Shopping Bela Vista implanta a Sala Agosto Lilás, na próxima segunda-feira (14), no piso L2, às 18h. No espaço, que irá funcionar até o dia 31 de agosto, serão realizadas palestras e discussões sobre ações para inibir violações de direitos femininos. Diálogos sobre sinais de alerta para casos de agressões e atrações culturais relacionadas à campanha também acontecerão no local, que conta com o apoio do Bloco Carnavalesco “As Muquiranas”.

A ação tem como objetivo enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, além de informar e conscientizar os cidadãos através de políticas públicas. Durante o evento de inauguração da sala, acontecerá a abertura da Exposição fotográfica “Agosto Lilás: Juntos pela Erradicação da Violência Contra Mulher”, da fotógrafa e assistente social Priscila Marinho, com fotos das equipes dos órgãos que atuam na rede de proteção, como DEAMs, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública e Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude do Município, Tribunal de Justiça e sociedade civil.

Para a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero e em Defesa do Direitos das Mulheres – NEVID do Ministério Público baiano, Sara Gama Sampaio, “combater a violência contra a mulher requer estratégias no intuito de fortalecer as parcerias públicas e privadas, pois somente com essa união poderemos impactar positivamente, e assim conclamar a sociedade a participar desse necessário enfrentamento”.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, ressaltou que as mulheres precisam de acolhimento e de uma escuta sem julgamento. “Os caminhos para sair dos ciclos de violência podem ser longos e cada passo é importante. Em espaços como esse é oportunizado o diálogo, a orientação sobre os tipos de violência e o encorajamento à denúncia. Levamos os nossos serviços a um lugar de fácil acesso e buscamos conscientizá-la que o ciclo de violência precisa ser rompido. Durante as ações, vai ser possível abordar as mulheres que circulam pelo shopping e orientá-las sobre diferentes formas de agressões”, destacou a secretária.

Programação para mulheres
A programação no Bela Vista também inclui rodas de conversa com temas variados, aulas de biodança, fitdance e yoga, além de orientações do Centro de Referência de Atenção à Mulher – CRAM em movimento, ações de saúde da mulher; oficinas de horta em casa, aula de defesa pessoal e apresentações de atrações musicais no período da tarde.

“Essa é uma iniciativa muito importante e estamos extremamente orgulhosos em poder oferecer um espaço de conscientização e apoio às mulheres no Bela. Para nós, é fundamental usar nossa influência e alcance para causas tão significativas como a luta contra a violência à mulher. O Agosto Lilás no Bela Vista não é apenas um evento, mas uma demonstração do nosso compromisso contínuo com a comunidade. Esperamos que a Sala Agosto Lilás seja um ambiente de acolhimento, informação e fortalecimento para todas as mulheres que nos visitam”, afirma Juliana Brandão, Gerente de Marketing do Shopping Bela Vista.

União de forças contra a violência
Washington Paganelli, do Bloco As Muquiranas, destacou o papel de toda a sociedade para intervir nesse problema que é estrutural. “Conscientização e Educação são as principais ferramentas na jornada para erradicar a violência contra as mulheres. Somente quando a sociedade como um todo compreender a profundidade e a gravidade desse problema, e estiver munida do conhecimento necessário para agir, poderemos esperar por um mundo onde todas as mulheres se sintam verdadeiramente seguras e respeitadas”.

SERVIÇO:

Sala Agosto Lilás – Espaço para orientações, rodas de conversa, aulas e cursos
Período: 14 a 31 de agosto
Local: Shopping Bela Vista (piso L2)
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 22h, e domingo, das 13h às 21h
GRATUITO

Exposição fotográfica – Agosto Lilás: Juntos pela Erradicação da Violência Contra Mulher
Período: 1 a 15 de setembro
Local: Shopping Bela Vista (piso L2)
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 22h, e domingo, das 13h às 21h
GRATUITO

Inscreva-se para receber notícias sobre Bahia

Envie
Artigo relacionado
Natal Mágico transforma São Sebastião do Passé (BA) em uma encantadora Vila de Noel
Bahia

Natal Mágico transforma São Sebastião do Passé (BA) em uma encantadora Vila de Noel

A magia do Natal toma conta de São Sebastião do Passé (BA)...

Shopping Bela Vista recebe Hemóvel no próximo sábado (14)
Bahia

Shopping Bela Vista recebe Hemóvel no próximo sábado (14)

O ônibus de coleta da Fundação Hemoba (Hemóvel) estará disponível na entrada...