Home Estilo de vida Agosto Dourado: entenda a importância do aleitamento materno para a mãe e bebê
Estilo de vida

Agosto Dourado: entenda a importância do aleitamento materno para a mãe e bebê

Envie
Agosto Dourado: entenda a importância do aleitamento materno para a mãe e bebê
Foto: Divulgação
Envie

Médica pediatra e sócia da Clínica de Saúde e Imagem (CSI), Ludmila Carneiro explica como a amamentação é essencial para garantir a saúde da criança e a recuperação da genitora após o parto

Sem dúvidas, a amamentação é uma das fases mais importantes da vida de uma criança. Por isso, o mês de agosto é um calendário dedicado ao incentivo do aleitamento materno. Esse período é conhecido como Agosto Dourado e tem como objetivo, segundo a médica pediatra e sócia da Clínica de Saúde e Imagem (CSI), Ludmila Carneiro, intensificar a conscientização e a importância da nutrição materna para o desenvolvimento infantil.

De acordo com Ludmila, o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. Isso porque ele contém os nutrientes necessários para suprir as necessidades da criança, promovendo um melhor crescimento e desenvolvimento do pequenino, além de protegê-lo contra doenças.

“É um alimento de fácil digestão que estimula o aprimoramento do sistema imunológico dos bebês. Devido à amamentação, os pequenos são resguardados de muitas doenças, uma vez que o leite humano contém imunoglobulina A, uma proteína que protege a mucosa do sistema respiratório da criança e evita a progressão de muitas infecções”, esclarece a pediatra.

Além disso, a médica explica que o aleitamento materno contribui com o desenvolvimento cognitivo, da fala, face e respiração dos pequeninos, assim como contribui para a redução da mortalidade infantil de crianças de 0 a 5 anos. ”O leite humano, de fato, é um alimento essencial para os recém-nascidos que, até os seis meses de vida, deve ser alimentado exclusivamente com ele, sem a necessidade de qualquer outro alimento. O aleitamento consegue até diminuir os risco de obesidade e de diabetes médias nas crianças”, destaca Ludmila.

Para as mamães, o ato de amamentar também é benéfico, afirma a pediatra. Segundo ela, devido a amamentação, a recuperação do parto é mais rápida, uma vez que, durante o gesto, a oxitocina, uma substância capaz de acelerar o retorno do útero para o tamanho original, é liberada.

“E, além disso, a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho e reduz os riscos de doenças cardíaca e diabetes tipo 2, assim como as possibilidades de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama, útero e ovário”, diz a médica.

Envie
Artigo relacionado
Foto: suellencarey.uk | CO Assessoria
Estilo de vida

Influenciadora trans recusa convite para ser madrinha após ser designada para lado dos padrinhos

“Minha presença parecia algo a ser administrado”, desabafa Suellen Carey, que recusou...

TV Globo - Reprodução
Estilo de vida

A luta contra o alcoolismo ganha força no horário nobre da TV com “Vale Tudo”

Ana café, especialista em dependência química, alerta sobre os riscos da doença...

Estilo de vida

Feira Made PE recebe novos artesãos até esta quarta-feira no RioMar Recife

Arte Circulando, Arteiras Bordadeiras, Concredarte, Cor e Nós, Daniel Patu e Praiana...

Estilo de vida

Dr. Cleugo Porto inicia nova fase profissional em São Paulo em parceria com o Instituto Kayat

Reconhecido por sua atuação na medicina integrativa e por ser referência nacional...