A advogada de Florianópolis Raquel Schramm atua no direito criminal e, além da defesa em casos convencionais, se especializou em uma área que está em evidência nos últimos anos: o uso da cannabis medicinal como tratamento de saúde.
Aos 33 anos, comanda o escritório Schramm Advogados Associados e, na Santa Cannabis (Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal), entidade máxima da área no Brasil, passa a ser diretora jurídica depois de ocupar a vice-presidência. Atualmente, a Santa Cannabis já atende 3500 pacientes em Santa Catarina.
A profissional é responsável pela conquista de diversos habeas corpus preventivos, concedidos em todo o Brasil, que dão aos pacientes a liberação do cultivo de cannabis em suas residências.
O mais recente foi em março, concedido a um paciente de Florianópolis a autorização para cultivo de até 60 plantas ao ano e importação de 250 sementes ao ano. Atualmente, 187 mil pacientes no Brasil fazem uso medicinal da planta, sendo 6,8 mil em Santa Catarina, segundo o Anuário da Cannabis no Brasil.
Além de diretora na Santa Cannabis, Raquel é especialista em ciências criminais, presidente da comissão de políticas de drogas da OAB/SC e representante regional da Rede Reforma em Santa Catarina.