Mesmo diante do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic), iniciado em agosto de 2023, as mulheres permanecem fiéis a investimentos conservadores. É o que mostra um levantamento realizado pelo Santander Brasil com dados de 2022 e 2023 com clientes da instituição, e Acre é o estado no qual o público feminino mais investe percentualmente em renda fixa.
Segundo o estudo do Santander, 75% da carteira do público feminino acreano é aplicada em Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras de Crédito do Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos do Tesouro Direto e até na poupança. Todas elas englobam modalidades de investimento da renda fixa. Os estados que mais se aproximam desse perfil são Tocantins e Goiás, onde, respectivamente, 69% e 63% das mulheres apresentam essa tendência mais conservadora.
As acreanas também foram as que mais intensificaram no país os investimentos nos planos de previdência em 2023 em relação a 2022. Esse segmento observou no estado um salto de cinco pontos percentuais, pulando de 15% para 20% do tamanho da carteira total entre as mulheres.