Siga-nos nas Redes Sociais

ONGs

Acelerada pela Gerando Falcões, ONG de Porto Alegre recebe apoio de multinacional

Publicado

em

Divulgação ONG Ascendendo Mentes
Divulgação ONG Ascendendo Mentes

Com investimento de cerca de R$90 mil, Valmet formaliza parceria com o Instituto Ascendendo Mentes que oferece lazer, esporte, cultura, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional a 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social

Com o propósito de construir um futuro mais diverso e inclusivo — e ciente de sua missão pública na promoção da transformação coletiva —, a multinacional finlandesa Valmet reafirma seu envolvimento com ações de impacto humano, ambiental e educacional. Com seu Programa de Responsabilidade Social, a empresa, líder em soluções para os setores de papel, celulose e energia, busca contribuir para o bem-estar da sociedade e do ambiente, tanto local quanto globalmente. 

Para expandir seu alcance nos âmbitos econômico e social — sempre com foco na equidade —, a Valmet colabora, desde 2023, com o ecossistema Gerando Falcões. Presente em periferias e favelas, a iniciativa fomenta a qualificação profissional e oferece experiências transformadoras por meio da cultura e do esporte aos moradores dessas regiões. Com 14 anos de atuação, a rede atua como propulsora da geração de renda para famílias em situação de pobreza, além de apoiar jovens e adultos na inserção e permanência no mercado de trabalho. 

Em 2025, a parceria se fortalece com o Instituto Ascendendo Mentes, primeira ONG acelerada pela Gerando Falcões em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A meta é ascender talentos da periferia para o mundo, criando possibilidades de crescimento emocional, pessoal e profissional para os jovens. 

“Acreditamos que a atuação cidadã consciente é parte essencial da construção de um futuro mais sustentável e justo. Nosso envolvimento se estende às regiões onde operamos e às pessoas com quem nos conectamos. Por isso apoiamos projetos que incentivam a inclusão na sociedade da mesma forma em que mantemos iniciativas dentro da empresa, marcadas pelo envolvimento dos nossos colaboradores em ações sociais e de voluntariado. Ao impulsionar o progresso social de forma íntegra, estamos alinhados com nossa visão de cidadania corporativa buscando a construção de um mundo mais equilibrado para o presente e para as próximas gerações”, afirma Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.

Parceria Valmet e Instituto Ascendendo Mentes

A ONG promove atividades pedagógicas com foco no fortalecimento socioemocional e holístico dos participantes. As ações são organizadas em trilhas de formação, que começam com a educação socioemocional, conduzida por psicólogos, e avançam para áreas como educação financeira, reforço escolar e capacitação profissional. 

Na trilha de educação socioeconômica, os participantes recebem conteúdos sobre finanças, ministrados por economistas. As atividades pedagógicas envolvem o aprimoramento em português e matemática, além de noções de cidadania, com aulas sobre direitos e deveres conduzidas por advogadas. A preparação para o mercado de trabalho inclui cursos técnicos nas áreas de informática, embelezamento e barbearia. Já a trilha de arte e cultura oferece aulas de dança, música e esportes, como o jiu-jitsu, promovendo uma formação ampla e integrada.

“Já são mais de 3 mil jovens beneficiados por nossos programas e 12 mil famílias assistidas nas áreas de saúde, segurança alimentar, distribuição de materiais de proteção e cuidados pessoais”, relata a fundadora do Instituto Ascendendo Mentes, Nina Cardoso.  A ONG lidera a execução da primeira favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida em Eldorado, território duramente afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. A metodologia da Favela 3D foi desenvolvida pela Gerando Falcões. O projeto busca combater a pobreza estrutural. “O Edu Lyra diz que o contrário da pobreza não é a riqueza, mas a dignidade. Retirar pessoas da extrema pobreza para resgatar o mínimo é uma poderosa ferramenta de transformação”, destaca Nina.

Com o novo acordo, a Valmet busca fortalecer ainda mais o programa, contribuindo para a realização de atividades culturais e esportivas voltadas a pessoas em situação de maior vulnerabilidade. A colaboração se dá nas cidades de Porto Alegre e Eldorado do Sul, reforçando a importância da ação conjunta. “Quando falamos em superação da pobreza, todos os setores devem estar envolvidos: poder público, empresas e sociedade civil. É inspirador contar com o comprometimento da Valmet, que valoriza o voluntariado corporativo e compartilha sua experiência para potencializar o trabalho da ONG, com mentorias, suporte técnico e acesso à inovação. Investir nesse tipo de transformação é investir na proteção das comunidades”, completa Nina.

Com o aporte de R$90 mil, a Valmet potencializa os resultados do projeto, viabilizando o crescimento das formações oferecidas, a inclusão de novas famílias e o desenvolvimento de frentes complementares. 

Instituto Ascendendo Mentes

O Instituto Ascendendo Mentes (IAM), localizado em Porto Alegre (RS), tem como missão revelar talentos da “quebrada” para o mundo, acreditando que isso é possível por meio do afeto e do autoconhecimento. A história da ONG é um testemunho do impacto que a compaixão e a determinação podem gerar em grupos em risco social.

Em julho de 2020, movida pelo desejo de ampliar horizontes de jovens de regiões periféricas, Nina Cardoso iniciou a estruturação do IAM. Com coragem, percorreu as ruas de Porto Alegre levando auxílio e esperança a mais de 12 mil famílias em situação crítica. Com o apoio de amigos e voluntários — em especial, de Julia Barcellos —, o projeto se consolidou como uma organização comprometida com a transformação de realidades. Uma campanha on-line, liderada por Julia, arrecadou os recursos necessários para conquistar um espaço físico, dando início a uma trajetória de grande impacto.

O suporte jurídico do escritório PFC Advocacia foi essencial para estruturar legalmente o Instituto Ascendendo Mentes, assegurando respaldo jurídico para sua continuidade e crescimento. Com isso, a ONG se firmou como símbolo de solidariedade e superação, enfrentando desafios com coragem e empatia. Graças ao empenho de Nina, Julia e todos que abraçaram essa causa, milhares de vidas estão sendo transformadas.

Programa de Responsabilidade Social Valmet

A Agenda Sustentabilidade 360º da Valmet contempla os pilares ambiental, social e de governança como parte integrante de sua estratégia global. Essa abordagem reflete o compromisso da empresa com práticas éticas e responsáveis, promovendo impactos positivos nas comunidades onde atua. “Acreditamos que a parceria fortalece nosso histórico de iniciativas voltadas à inclusão. Atuamos com responsabilidade local para gerar transformações concretas, apoiando programas comunitários e desenvolvendo ações em múltiplas frentes que reforçam nosso papel como agente de mudança”, destaca a gerente de Marketing e Comunicação da Valmet na América do Sul, Fernanda Yanaze Maia.

A atuação da Valmet se concentra em três pilares temáticos que norteiam seus investimentos: “Oportunidades iguais para o bem-estar”, “Rumo ao futuro com a ciência” e “Protegendo o planeta para as próximas gerações”, todos alinhados à disseminação do conhecimento científico, à preservação ambiental e à equidade no acesso a recursos e direitos. 

Para quem deseja colaborar com a ONG Ascendendo Mentes, basta acessar o site https://www.ascendendomentes.org.br/, clicar na aba “Doe Agora” e conhecer as diferentes formas de contribuição disponíveis. 

 

Sobre a Valmet: 

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 225 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2024 foram de aproximadamente 5,4 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ONGs

‘Força em Rede 2025’ reúne mais de 100 lideranças sociais no Rio

Publicado

em

Por

Arquivo pessoal / Foto da primeira edição em 2023
Arquivo pessoal / Foto da primeira edição em 2023

Gerando Falcões promove segunda convenção regional para fortalecer organizações do terceiro setor

A Gerando Falcões realiza no dia 11 de novembro de 2025 a segunda Convenção Regional no Rio de Janeiro. O Força em Rede 2025 será realizado no Centro de Convenções do Nova América Offices e vai reunir cerca de 120 organizações sociais engajadas no combate à pobreza em diferentes regiões do estado.

Com o tema “Um impacto sustentável, uma transformação real”, o evento quer inspirar, capacitar e unir lideranças que estão na linha de frente das comunidades. O encontro é produzido pela Associação Prover, Organização da Sociedade Civil que atua como gerência regional da Gerando Falcões no Rio de Janeiro desde de 2023.

“A convenção é a celebração de um ano de dedicação e aprendizado. Como educadora, vejo neste encontro a materialização do nosso processo de formação contínua e da união da nossa rede”, afirma Flavia Silva, fundadora da Associação Prover e gerente regional da Gerando Falcões. “É um dia especial onde nossas lideranças se reúnem para debater sustentabilidade, inovação e estratégias de superação da pobreza”, completa.

Programação e convidados

O evento acontece das 9h às 17h30 e conta com a presença de Lemaestro, cofundador e diretor de operações da Gerando Falcões, e Leo Martins, fundador e CEO do Instituto O Grito e líder nacional da rede Gerando Falcões. A programação aborda temas essenciais para organizações sociais, incluindo gestão e liderança, sustentabilidade financeira para ONGs, modelos de negócios sociais e estratégias para superação da pobreza no Brasil.

Diana Bonar, especialista em Estudos da Paz e diretora da Peaceflow, trará o tema “Cultura de Paz como Estratégia de Transformação Social”. Diana colaborou com a Gerando Falcões na conclusão do pilar de construção da paz na Favela Marte, auxiliando na paz social com desenvolvimento sustentável das comunidades.

Empreendedorismo social em destaque

A convenção sediará dois painéis sobre empreendedorismo social, conduzidos por Flavia Silva e Leo Martins. Os painéis são modelados a partir do Programa de Excelência, que impulsionou projetos de negócio social de organizações parceiras. Participam dos painéis líderes das organizações Apisco, Origem Amorim, Estrela do Amanhã e Obra Social Filhos da Razão e Justiça, que transformaram seus empreendimentos sociais em fontes de renda e sustentabilidade.

O evento também celebra o impacto do Programa Educacional, que promoveu encontros mensais durante o ano com temas centrais para desenvolvimento de gestão e liderança. Este programa está diretamente ligado à tecnologia educacional da Falcons University. As 120 organizações sociais presentes passaram pela Falcons University e continuam se desenvolvendo na rede.

Cultura e consciência negra

Em sintonia com o mês da Consciência Negra, a convenção terá apresentações culturais realizadas por instituições da própria rede. As manifestações visam destacar e valorizar as raízes que estruturam e fortalecem as comunidades, reforçando a importância da cultura no processo de transformação social.

O Grupo de Dança Mineiro Pau Valdemar Madalena, da Obra Social Filhos da Razão e Justiça, apresentará celebração da tradição e ancestralidade com participação de crianças e adolescentes de Santa Cruz e do Quilombo. A Cia 2 Banquinhos, da instituição Viva Zona Oeste de Jacarepaguá, trará a arte da palhaçaria como palco de resistência. A companhia, que celebra 17 anos em 2025, inclui elementos de cultura popular e manifestação do Jongo em sua performance.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que nasceu na favela e tem a missão de transformar a pobreza das favelas em peças de museu. A estratégia é atuar em rede, acelerando o poder de impacto de líderes de favelas em todo o Brasil. A organização investe em educação, desenvolvimento econômico e cidadania, utilizando tecnologia e gestão de ponta para gerar impacto sistêmico e duradouro.

Para entrar em contato:
Flavia Ferreira da Silva Telefone: 21 976383681
E-mail: flavia.silva@gerandofalcoes.com

SERVIÇO

Gerando Falcões apresenta: Força em Rede 2025
Dia: 11 de novembro
Horário: 09 às 17h30
Local: Centro de Convenções do Nova América Offices
Endereço: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho – no Shopping Nova América

Continue Lendo

ONGs

Arte Salva Vidas promove feirão de empregos e estágios nesta quinta-feira (25)

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, reconhecida por suas iniciativas voltadas ao bem-estar social e à inclusão, promoverá a 2º Edição da Feira de Empregabilidade Arte Salva Vidas. A ação acontecerá no dia 25 de setembro, das 9h às 16h na sede da organização, localizada na rua General Sampaio, nº 74, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Com o objetivo de conectar candidatos a oportunidades reais de emprego e desenvolvimento profissional, a feira contará com a participação de diversas empresas parceiras, oferecendo um leque variado de vagas em diferentes setores do mercado. Serão oferecidas 500 vagas.

Diversidade de oportunidades para todos os perfis

A feira apresentará um amplo espectro de vagas, atendendo a diferentes níveis de experiência e formação. Entre as oportunidades disponíveis estão: Estágio nível médio e técnico , jovem aprendiz, vendedor, enfermeiro, cuidador de idosos, atendente, ajudante de churrasqueiro, auxiliar de cozinha, confeiteiro, ajudante de padeiro, padeiro massa amarela, auxiliar de serviços gerais, jardineiro, copeiro, cozinheiro, operador de roçadeira, operador de loja, repositor, porteiro, recepcionista, vigilante, entre outras oportunidades. Os interessados devem comparecer na sede da Associação portando currículo, carteira de trabalho, CPF e RG.

Cursos Profissionalizantes

A Arte Salva Vidas também está oferecendo cursos profissionalizantes para jovens a partir de 14 anos, com o objetivo de capacitar e preparar os participantes para o mercado de trabalho. Os cursos são uma excelente oportunidade para quem busca adquirir novas habilidades e garantir uma melhor colocação no futuro.

Sobre a Associação Filantrópica Arte Salva Vidas

A Associação Filantrópica Arte Salva Vidas é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a promover ações em prol da qualidade de vida, educação e meio ambiente. Mantida por doações de instituições públicas, privadas e pessoas físicas, a associação desenvolve atividades de educação profissional, assistência social, além de preservação ambiental.

“Com uma visão inclusiva, a Arte Salva Vidas trabalha incansavelmente para oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional a populações carentes, além de atuar na promoção da cidadania e dos direitos humanos. A associação é um exemplo vivo de como a solidariedade pode transformar vidas e construir um futuro melhor para todos” explica a presidente, Aldari Marques.

Serviço

2º Feira de Empregabilidade Arte Salva Vidas

Data: 25 de setembro de 2025

Horário:10h

Local: Sede da Arte Salva Vidas – Rua General Sampaio, nº 74, Caju, Rio de Janeiro

Entrada: Gratuita

Para mais informações e novidades, siga a Arte Salva Vidas no Instagram: @artesalvavidas123

Continue Lendo

ONGs

Santander lança guia para apoiar municípios na captação e aplicação de recursos incentivados

Publicado

em

santander/divulgação
santander/divulgação

O Santander lançou dois guias práticos para orientar os Conselhos Municipais na captação e aplicação de recursos incentivados. Elaborados por especialistas e com base em mais de 20 anos de experiência da equipe de Investimento Social do Banco, os materiais reúnem orientações, respostas para dúvidas frequentes e modelos de documentos. As publicações respondem a perguntas essenciais como: como criar e estruturar um Conselho Municipal de Direitos; quais caminhos para captar recursos incentivados e aplicá-los de forma eficiente e transparente; e como firmar parcerias com o poder público dentro das exigências legais. O conteúdo foi desenvolvido para apoiar conselheiros, gestores públicos e organizações sociais que atuam na garantia de direitos, e está disponível gratuitamente para download no site do programa Amigo de Valor.

Os guias, produzidos com a contribuição da Consultoria Transformação Social, trazem informações práticas acumuladas pelo Santander ao longo de duas décadas de atuação com incentivos voltados à infância, adolescência e terceira idade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso. Além disso, disponibilizam modelos de documentos úteis para o dia a dia dos Conselhos de Direitos e para quem atua na execução dessas iniciativas. Bibiana Berg, superintendente executiva de Experiências, Cultura e Impacto Social do Santander, entende que era necessário sistematizar todo o conhecimento acumulado pelos especialistas do Banco e compartilhar com os profissionais que estão na linha de frente da transformação social no Brasil. “Os materiais vão além da informação, oferecendo subsídios concretos para fortalecer o trabalho cotidiano na construção de políticas públicas mais eficientes nos territórios”, destaca.

Dados da Receita Federal mostram que, em 2024, R$ 14,6 bilhões deixaram de ser investidos em iniciativas fundamentais para a proteção da população mais vulnerável do país. Crianças, adolescentes e idosos foram os grupos que mais sofreram violações no período, com 37,8% e 23,4% dos registros, respectivamente, consolidados pelo Disque 100. Com uma abordagem prática, os guias percorrem todas as etapas essenciais para a atuação qualificada dos Conselhos de Direitos, desde sua estruturação, passando pela elaboração de diagnósticos locais, até a formulação de orçamentos públicos adaptados às especificidades de cada município. A proposta é contribuir para que a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e pessoas idosas se torne uma realidade possível, planejada e sustentável.

O primeiro volume, “Guia para Criação e Gestão de Conselhos”, apresenta orientações detalhadas sobre a criação e o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, com foco na captação de recursos, aplicação dos incentivos fiscais previstos nos respectivos estatutos e prestação de contas. Já o segundo volume, “Guia do Marco Regulatório das OSCs (MROSC)”, esclarece as principais dúvidas sobre a Lei nº 13.019/2014, que rege as parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público. Com linguagem acessível, o material explica como cumprir as exigências legais e oferece um link para modelos editáveis de documentos como regimentos internos, planos de ação e minutas de lei.

As publicações são direcionadas a profissionais que atuam na gestão de iniciativas sociais financiadas por Fundos Especiais dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, incluindo conselheiros municipais, gestores públicos, técnicos de organizações sociais, representantes de instituições que utilizam recursos incentivados e empresas interessadas em direcionar recursos de forma sistemática e estratégica.

 

Mais informações: www.santander.com.br/amigodevalor

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.