Ricardo Dias, presidente da Associação Brasileira de Eventos, comenta a importância do encontro para os profissionais do setor
A Abrafesta, Associação de Brasileira de Eventos, estará presente na terceira edição do Summit Eventos Brasil, que acontece nos dias 11,12 e 13 de setembro em Fortaleza/CE. Como uma das principais instituições que busca pela melhoria do setor e pelos direitos dos profissionais da área, a instituição será representada pelo seu presidente Ricardo Dias.
Segundo Ricardo, o evento é uma oportunidade de promover a aceleração do mercado para maiores conquistas, pois muitas empresas ainda sofrem com os impactos que foram gerados durante a pandemia. “A Abrafesta representa mais de 50 segmentos, como: audiovisual, buffet, espaço de eventos e tantos outros. Todo esse pessoal precisa ser representado, e nós participaremos para dar voz a todos eles”, comenta.
Entre os que irão palestrar durante o Summit, Ricardo fala como a Reforma Trabalhista impacta na vida dos profissionais da área. “Todos nós precisamos pagar nossos impostos devidamente, acredito que a inserção dos trabalhadores informais da categoria, no MEI, irá viabilizar todo crescimento que esperamos e trará a eles maior segurança jurídica”, explica.
Ricardo diz que, com a formalização destes profissionais, a imagem deles é potencializada e que pode gerar novas oportunidades e negócios. “Os eventos são responsáveis por cerca de 5% do PIB. Nosso mercado é responsável por empregar 15% da população brasileira. A Inserção deles no cadastro de pequenos empresários, permitirá um crescimento ainda maior”, completa.
O Summit Eventos Brasil é um dos principais encontros do setor, e nesta edição, além das abordagens sobre melhores condições trabalhistas, trará as novidades tecnológicas para o setor e as discussões sobre a outra reforma que está por vir, a Reforma Tributária. Os três dias de evento vão acontecer no Senac Aldeota, na capital cearense.
Sobre Ricardo Dias
Ricardo Dias atua no segmento de eventos sociais e corporativos, na área de audiovisual, desde 1993.
Em 2015, se tornou presidente da Associação Brasileira de Eventos – ABRAFESTA, cargo que ocupa até hoje.
Durante a pandemia, esteve engajado em diversas ações para a retomada do setor de eventos, tornando-se parte fundamental da reabertura das atividades.
É membro do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo – CONTURESP, da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos e participou ativamente do Grupo de Trabalho da Lei de Assédio Contra as Mulheres.
Atua fortemente na criação de projetos de desenvolvimento e capacitação para o setor através de parcerias estratégicas em prol da formalização do setor de eventos bem como a tributação para as empresas prestadoras de serviços.
Sobre a Abrafesta
A Associação Brasileira de Eventos representa o segmento de eventos corporativos e sociais em todo o território nacional, que tem como objetivo, dentre outros, (a) congregar as empresas e profissionais do segmento de eventos, objetivando o fortalecimento de todos pela união em busca de melhorar a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, o crescimento dessa atividade, sempre visando a garantia e segurança da prestação de serviços aos contratantes; (b) promover e defender o interesse mútuo dos associados, e prerrogativas da classe dos associados; e (c) promover parcerias com entidades públicas ou privadas, objetivando o fomento de maiores e melhores condições para o segmento econômico que representa.
O setor da classe técnica de eventos agrega produção de eventos corporativos, sociais e culturais, montagem e operação de equipamentos de iluminação, som, vídeo, estruturas, cenografia, pirotecnia e efeitos, técnica em espetáculos e entre outros.