Home Agronegócio Abacaxi do Norte Fluminense: com publicação no INPI, produtores avançam na busca por reconhecimento de IG
Agronegócio

Abacaxi do Norte Fluminense: com publicação no INPI, produtores avançam na busca por reconhecimento de IG

Envie
Imagem: Divulgação
Envie

A Associação dos Produtores de Abacaxi do Norte Fluminense (Apra Rio) acaba de alcançar uma etapa decisiva em sua luta pelo reconhecimento do abacaxi regional como Indicação Geográfica (IG). O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, na Revista da Propriedade Industrial (RPI), a documentação comprobatória referente ao pedido — agora aberta à manifestação de terceiros.

Com a publicação na RPI, inicia-se o prazo legal para que órgãos, entidades ou indivíduos manifestem apoio ou objeções ao pedido. Após essa fase, o INPI seguirá com a análise técnica e documental para decidir sobre a concessão oficial da IG.
Se aprovada, essa conquista poderá trazer ganhos concretos à região: valorização da fruta, fortalecimento do marketing territorial, aumento da renda dos produtores e até abertura de mercado internacional.

Esse passo formal marca o início da fase prevista no rito de análise de qualquer solicitação de IG, em que a sociedade pode se manifestar — seja apoiando ou contestando o pedido.

Uma fruta com DNA do Norte Fluminense

Conforme relatado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o projeto em curso visa obter o registro na categoria Denominação de Origem (DO) — modalidade de IG na qual um produto é reconhecido não apenas pela reputação, mas pelas características que se devem essencial ou exclusivamente ao meio geográfico, como o solo, o clima e a cultura local.

A produção de abacaxi na região é sólida e relevante: movimenta cerca de R$ 500 milhões e envolve uma área cultivada superior a 4.700 hectares. O cultivo está presente em municípios como São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes e Quissamã.

Um histórico de fomento à IG e ao interior fluminense

O caminho até aqui teve forte apoio institucional. A FAPERJ lançou um edital de apoio à promoção de Indicações Geográficas no estado do Rio de Janeiro, destinando cerca de R$ 3,9 milhões a dez projetos — entre eles, o do abacaxi do Norte Fluminense, coordenado pela professora Janie Jasmim, da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Segundo a presidente da FAPERJ, Caroline Alves:

“Ficamos felizes em ver que o fomento permite resultados palpáveis. Quando o interior é fortalecido, o estado do Rio avança como um todo.”

Ainda segundo Caroline, o apoio da FAPERJ busca transformar a ciência e a inovação em desenvolvimento territorial, ressaltando que fortalecer o interior reflete positivamente em todo o estado.

Na mesma oportunidade, a professora da uenf, Janie Jasmim, coordenadora do projeto que busca o reconhecimento do abacaxi do Norte Fluminense como uma Denominação de Origem (DO) destacou os benefícios diretos do reconhecimento por IG:

“O registro de indicação geográfica garante o reconhecimento oficial de que esses produtos possuem características exclusivas ligadas ao solo, clima e cultura local. Isso traz benefícios diretos aos produtores, como maior valorização no mercado e aumento da rentabilidade.”

A consolidação do abacaxi do Norte Fluminense como uma Indicação Geográfica representa mais do que um selo de qualidade: é o reconhecimento do valor cultural, econômico e ambiental de uma produção enraizada no território.

Envie
Artigo relacionado
Freepik
Agronegócio

LTE Privativa: Como funciona e por que sua empresa deve de preparar

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as operações empresariais dependem...

divulgação
Agronegócio

ICC Animal Nutrition fortalece presença nos EUA, com parceria com a MarSyt, empresa presente em 33 estados

A ICC Animal Nutrition, líder nacional em soluções naturais e sustentáveis à...

@matheusfilms_
Agronegócio

Atletas do CT Lucas Sousa disputam o Campeonato Mundial em Cesenático, na Itália

Quatro atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas, e da BEAT Sports...

LS Tractor
Agronegócio

Manejo nas áreas de arroz e de grãos demandam tratores de maior potência

Durante a Expointer 2025, que ocorrerá de 30 de agosto a 7...