A peça infantil “A Princesa, o Herói e o Príncipe “ tem o objetivo de entreter e educar as crianças.
A peça – que mostra o conflito entre uma princesa, um príncipe meio bandido e um herói bom caráter e ingênuo – foi escrita baseada nas opiniões de psicólogos, que mostram que a ficção envolvendo estes tipos de personagens traz vantagens e desvantagens para as crianças.
Entre os problemas apontados pelos especialistas está o fato de que as princesas são estimuladas a fugir diante de problemas e esperar a redenção através de personagens masculinos (vide “Branca de Neve”, “Cinderela” e muitas outras). Para os heróis, embora haja vantagens nas estórias deste tipo de personagem (por exemplo, diante de um problema, uma criança se sente mais segura quando imagina seu personagem de preferência), há claros problemas com a mensagem principal, que é a resolução de problemas por meio da violência.
Para pais e educadores, foi escrito um racional que mostra os estudos dos especialistas apontando os aspectos positivos e negativos da ficção consumida por crianças.
A peça inverte os clichês do gênero ao mostrar uma heroína que resolve seus próprios problemas e que, desta forma, educa um príncipe vacilão e um herói-clichê, que pretende resolver o conflito básico batendo em seus opositores.
A princesa, subvertendo os cânones usuais, assume a liderança desde o primeiro momento e se torna a protagonista que educa tanto o vilão quanto o mocinho. As crianças do coral liderado pela princesa – um grupo variado e heterogêneo – mostra o valor da inclusão, da diversidade e da amizade, reforçando suas mensagens positivas.
Mesmo ancorada em premissas psicológicas importantes, a peça não esquece que seu principal papel é divertir.
Sem abusar da lacração, a peça é divertida tanto para crianças quanto para seus pais e transmite seus recados de forma lúdica, para que a mensagem seja absorvida pelo público-alvo sem discursos e sem nenhum tédio.
A peça marca o encerramento do projeto “Show de Heróis e princesas” realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e economia Criativa do Estado de São Paulo e Associação dos artistas.
Serviço:
“A Princesa, o Herói e o Príncipe”
Direção: Kiko Rieser
Texto: Renzo Mora e Felipe Perillo
Elenco: André Kirmayr, Beatriz Agueira, Fernanda Lorenzon, Henrique Vasques, João Bourbon ais, Majorei Gerardi, Davi Merlo, Yasmin Victória, Isabella Lima, Apollo, Vice Sano.
Classificação: livre
Gênero: Infantil
GRATUITA. Garanta seu ingresso pelo link
https://bileto.sympla.com.br/event/85757/d/210994/s/1427887
Temporada: dia 15 de agosto, às 20h, e dia 16 de agosto às 16h e 20h. Com transmissão online.
TEATRO PAIOL CULTURAL
R. Amaral Gurgel, 164 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01221-000
Ficha Técnica
Texto: Renzo Mora e Felipe Pirillo
Direção Kiko Rieser
Elenco: André Kirmayr, Beatriz Agueira, Fernanda Lorenzon, Henrique Vasques, João Bourbon ais, Majorei Gerardi, Davi Merlo, Yasmin Victória, Isabella Lima, Apollo, Vice Sano.
Diretor cinematográfico: Felipe Pirillo
Diretora de Arte e figurino: Vanessa Corsona
Diretora de Produção: Cristina Linhares
Gravação e Transmissão: Carlos Pirillo
Trilha sonora: Mau Machado
Desenho de luz: Kleber Montanheiro
Cenário: Kleber Montanheiro
Preparação vocal: André Chichica
Mídia social: Inspira Teatro
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Assessoria de Imprensa
Flavia Fusco Comunicação
11.98121 2114 | flavia@flaviafusco.com.br
www.instagram.com/flaviafuscocomunicacao