A mais recente montagem do Grupo XPTO, “As Pedras de Javier”, ganha temporada em São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas

A mais recente montagem do Grupo XPTO, “As Pedras de Javier”, ganha temporada em São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas

Redação Gazeta24h
4 min de leitura 2.5k
Osvaldo Gabrieli

No Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro

 Pela primeira vez em temporada a nova criação de uma das mais reconhecidas e premiadas companhias de teatro do Brasil

“Prêmio Melhor Ator – Site Pecinha é a Vovozinha”

“Um marcante trabalho solo de ator foi o que vi no espetáculo As Pedras de Javier, do veterano grupo XPTO. Em cena, Tay Lopez faz e acontece, demonstrando talento, versatilidade, jogo de cintura.” Dib Carneiro Neto

A mais recente montagem do Grupo XPTO, “As Pedras de Javier”, ganha temporada em São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos.

Na peça, um jovem misterioso narra as aventuras de seu mestre Javier, um bonequeiro que percorreu o mundo contando histórias e apresentando suas peças de Teatro de Bonecos. Em suas viagens, Javier recolhia pedras “para aliviar o peso das montanhas”; a cada nova pedra recolhida, surgia uma nova história a ser contada.

Após a sua morte, Javier deixa ao jovem pupilo a missão de seguir recolhendo pedras pelos caminhos da vida para contar histórias que se passam nos mais variados lugares e épocas.

Unindo literatura, mitologia e fantasia, o espetáculo convida o público a embarcar numa viagem imaginária que começa na guerra de Troia, atravessa a odisseia do rei Ulisses na ilha das sereias, alcança uma outra ilha mítica chamada Hy Brazil, desce até o sul do Chile para revelar a lenda do navio Caleuche, e culmina numa jornada pela Índia, onde Javier encontra a Árvore da Vida.

Esta montagem é uma homenagem ao poeta, escritor e bonequeiro argentino Javier Villafañe, personagem icônica do Teatro de Bonecos mundial. Sua obra envereda por caminhos onde o mágico, o surreal e o causo popular se misturam. A peça nasceu a partir de um personagem criado por Javier Villafañe – “O homem que carregava pedras para aliviar o peso das montanhas” – que funcionou como disparador da dramaturgia original deste projeto. Aqui, esse personagem ganha protagonismo e uma história pessoal, transformando-se numa espécie de pupilo que acompanhou, desde muito jovem, os passos do poeta titeriteiro.

“Aprendi a fazer teatro de bonecos ainda muito jovem guiado pelas histórias que meu mestre, Ariel Bufano, contava sobre Javier Villafañe, seu mentor — o velho titeriteiro errante cuja lenda atravessou a América Latina, Espanha e toda a Europa. Sempre me encantou o pensamento surrealista, delirante e luminosamente livre de suas obras. Este espetáculo nasce como um breve sopro dessa memória, contada para as novas gerações pela voz de um pupilo imaginário, para que o rastro poético de Javier continue sua caminhada a descobrir novas histórias para serem contadas.” Osvaldo Gabrieli – Autor e diretor.

 

 

XPTO BRASIL

O Grupo Teatral XPTO é uma companhia de teatro brasileira fundada em 1984 que tem uma proposta de pesquisa baseada na integração de múltiplas linguagens artísticas, com destaque para o Teatro de Animação, Teatro Físico, Performance, Música, Artes Plásticas, Vídeo e Dança. Seu trabalho é conhecido por espetáculos (28 criações no total) com grande apelo visual e musical, que contribuem de forma substancial para a formação do teatro brasileiro contemporâneo.

O grupo recebeu 42 prêmios no Brasil – APCA, Mambembe, Shell, APETESP, Governador do Estado, Fundacen, Coca-Cola e Panamco, entre outros – e 2 prêmios internacionais: Prêmio Villanueva – Cinco melhores espetáculos internacionais de 2014 (Cuba) e Citação de Mérito da Organização Arlyn Award Society (Canadá), em 2019.

O XPTO já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em mais 13 países, entre os quais Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Cuba, Portugal, Espanha, França, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Hong Kong e Índia.

Ficha Técnica:

Dramaturgia, Direção, Cenografia e Iluminação: Osvaldo Gabrieli

Música original e sonoplastia: Beto Firmino

Ator contador de histórias: Tay Lopez

Videoartista: Tiago Carvalho

Operador de luz: Mauricio Aparecido Matos

Cenotécnico: Valdemir Leite

Produtora executiva: Sofia Safira Papo

Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro

Produção: Grupo XPTO – Cooperativa Paulista de Teatro

Sinopse:

Um jovem misterioso carrega uma mala antiga cheia de pedras e objetos que guardam histórias fascinantes de aventuras, mitos e fantasias. O público é envolvido numa jornada poética entre o real e o imaginário.

“Este projeto foi contemplado pela XXIª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro — Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa”

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

Telefone para informações – 11 26045558

DATAS: 24, 25 e 31 de janeiro e 01, 07, 08, 14 e 15 de fevereiro de 2026

HORÁRIOS: sábado e domingo às 16h

Nos dias 01 e 08 de fevereiro haverá tradução em LIBRAS

VALOR DO INGRESSO: Gratuito – Presencial

Duração: 45 MINUTOS

Classificação Indicativa: LIVRE / recomendado a partir de 7 anos

Gênero: Teatro de Animação / Teatro de Objetos / Contação de Histórias

 

O que você achou?

Amei 32
Kkkk 30
Triste 12
Raiva 4
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.