Ator, escritor, produtor, diretor, escritor, bailarino e pesquisador: Enquanto artistas se especializam em uma área, Gabriel Bulcão, se especializou em várias. Aos 28 anos, o artista que atua desde os 13 anos acredita que a diversificação de seu trabalho colabora para que a visão que ele têm em cada trabalho seja tornada real. O que hoje se tornou sua marca registrada, começou como uma forma de ser menos introvertido. Atualmente Gabriel está em processo de criação, direção e interpretação do mito “Medeia” em uma releitura contemporânea para um solo de dança-teatro.
Início
Vivendo os desafios de ser um adolescente tímido e introvertido, mas também com um espírito criativo e contestador, Gabriel Bulcão conheceu no Teatro, através da indicação de um psicólogo, para, desta forma, vencer as barreiras que o impediam de socializar na escola. A partir de então, Gabriel se apaixonou pela arte da interpretação.
A Faculdade CAL de Artes Cênicas, foi o ponto de partida para uma trajetória repleta de grandes apresentações artísticas. Bulcão seguiu os estudos para se aprimorar na área, concluindo uma pós-graduação em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na PUC-Rio; em seguida fez o curso livre de Direção Cinematográfica na ABC tendo aula com Walter Lima Jr. E atualmente é mestrando em Dança na Contemporaneidade no Programa de Pós Graduação Profissional em Dança da Faculdade Angel Vianna.
Grandes trabalhos como ator
Como ator, Gabriel participou de espetáculos como “Bailei na Curva”, de Júlio Conte, com direção de Antônio De Bonis exibido em 2014; Em 2015, participou de “Delicioso Lugar”, uma adaptação das peças “Esperando Godot”, “Dias Felizes” e “Fim de Partida” de Samuel Beckett, com direção de Marcelo Morato; “Don Juan” de Bertolt Brecht, com direção de Adriana Maia, em 2015 e “Então…” de Michel Robim, com direção de Isaac Bernat, de 2016.
Já em 2018, fez parte do elenco de “Colisão”, de Renata Mizrahi, com direção de Alexandre Contini; também estrelou a trilogia “Família Craft” com direção de Henrique Freitas, pela Disney Plus. Além de participar de “Enaldinho em uma noite infinita” com direção de Élder Miranda Jr, de 2023; do longa “Desapega!”, com Glória Pires e direção de Hsu Chien, exibido no cinema em 2023 e do longa “Apaixonada” (com Giovanna Antonelli) e direção de Natália Warth, de 2023.
Como diretor realizou os espetáculos “Com defeito de Fabricação ou O stand-up que deu errado”, com o ator Jorge Hissa, em 2017, no Teatro Poeira; o espetáculo “Maravilhoso Escândalo”, com as atrizes Dayanna Maia e Giovanna De Toni, entre outros.
Próximos trabalhos
Atualmente Gabriel Bulcão trabalha na direção e dramaturgia do espetáculo “Fora deste Mundo” que une o Teatro e a Mágica, com o ator e mágico Lucas Toledo. Vale destacar que esta obra está em circulação pelo SESI e fará duas apresentações no Theatro Municipal de Niterói.
Neste momento, Gabriel divide a carreira artística com a acadêmica e busca contribuir para os estudos voltados para arte, através da pesquisa de mestrado intitulada “A palavra como o corpo e o corpo como palavra: um estudo sobre o processo de criação, direção e interpretação do mito “Medeia” em uma releitura contemporânea para um solo de dança-teatro. O projeto de pesquisa tem como objetivo criar uma sistematização metodológica do uso do corpo e da palavra em processos de criação em dança-teatro.
SERVIÇO:
Para acompanhar os trabalhos de Gabriel Bulcão, acesse: instagram.com/gabrielbulc