A indústria automotiva está passando por uma transformação significativa impulsionada pela aplicação da Inteligência Artificial (IA). A IA tem o potencial de revolucionar a forma como os veículos são projetados, fabricados e utilizados.
Desde a sua fundação, a SMART DRIVING LABS tem se aperfeiçoado com a tecnologia e utilização da IA.
Uma das tecnologias criadas pela Startup é a Crash AI. Explicada logo abaixo:
Crash Ai: Tecnologia avançada auxilia na segurança e prevenção de acidentes
O termo “crash” é amplamente usado para descrever diferentes tipos de colisões. No setor de tecnologia automotiva, a autotech SMART DRIVING LABS criou o Crash Ai, uma rede neural capaz de detectar, avaliar e medir incidentes com base em dados gerados pelos sensores presentes em dispositivos, especializada em análise de veículos conectados.
Com a possibilidade de beneficiar diretamente todo o ecossistema de mobilidade, o Crash Ai auxilia a identificar se um acidente foi grave o suficiente para acionar airbags ou exigir assistência de emergência. A detecção de acidentes pode ajudar a salvar vidas quando cada segundo é importante.
Gerando oportunidades
A SDL criou uma plataforma inteligente para auxiliar na tecnologia Crash Ai e também guardar as informações do aplicativo. “É por isso que criamos a Lago, nossa plataforma na nuvem construída especificamente para ajudar os clientes a monetizar e criar mais valor a partir dos dados de seus veículos
conectados”, explica Fernando Schaeffer, CEO e fundador da empresa. Na SDL, os clientes têm a informação na palma da mão, o que facilita muito na hora de identificar falhas nos veículos da sua frota, prevenir acidentes, analisar como os motoristas estão dirigindo e até fomentar uma direção mais segura”
Outros recursos da IA automotiva são:
Direção autônoma: A IA desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de veículos autônomos. As montadoras e empresas de tecnologia têm investido pesadamente em sistemas de direção autônoma, usando técnicas de IA para melhorar a percepção, tomada de decisão e controle dos veículos. A IA permite que os carros identifiquem obstáculos, interpretem sinais de trânsito e ajam de forma segura e eficiente no sistema rodoviário.
Assistência ao motorista: Além da direção autônoma, a AI também é aplicada em sistemas de assistência ao motorista. Esses sistemas utilizam sensores e algoritmos de IA para fornecer recursos como controle de cruzeiro adaptativo, detecção de ponto cego e assistência de estacionamento. A IA permite que os veículos monitorem o ambiente em tempo real e alertem o motorista sobre possíveis perigos, aumentando a segurança nas estradas.
Personalização e experiência do usuário: A IA também está sendo usada para personalizar a experiência do usuário dentro dos veículos. Os sistemas de IA podem aprender as preferências dos motoristas, ajustar automaticamente as configurações do veículo, como posição do assento e temperatura, e fornece recomendações personalizadas, como rotas otimizadas e pontos de interesse. Isso melhora o conforto e conveniência para os ocupantes do veículo.