Home Negócios A era conversacional no e-commerce: a chave para se diferenciar em um mercado super competitivo
Negócios

A era conversacional no e-commerce: a chave para se diferenciar em um mercado super competitivo

Envie
A era conversacional no e-commerce: a chave para se diferenciar em um mercado super competitivo
Foto: Divulgação
Envie

por Ronald Bragarbyk, Regional Director LATAM da CMcom

Com a ascensão do comércio eletrônico, o consumidor agora tem acesso a uma infinidade de opções de compra na internet. Por conta disso, a competição entre as marcas se intensificou de forma significativa, tornando-se imperativo que as empresas encontrem novas maneiras de se diferenciar e obter destaque em meio à forte concorrência. Além disso, cada vez mais o consumidor exige uma experiência de compra rápida, personalizada e interativa. Nesse cenário, o comércio conversacional surge como uma estratégia eficaz para promover experiências de compras memoráveis e estabelecer relacionamentos mais próximos com os clientes, garantindo uma posição de destaque no mercado.

O comércio conversacional utiliza inteligência artificial, como chatbots e notificações push para facilitar a comunicação com os consumidores e aumentar as taxas de engajamento. Trata-se de qualquer tipo de diálogo realizado entre os clientes e as empresas, por meio de diferentes canais de comunicação, como o website, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, E-mail e SMS. Por isso, é essencial compreender os canais de mensagens mais utilizados por seu público e se fazer presentes em todos eles, de forma omnichannel, durante toda a jornada de compras.

Uma das maiores vantagens do comércio conversacional é a capacidade de fornecer uma experiência personalizada no ambiente virtual. Ao utilizar assistentes virtuais e chatbots, você pode coletar dados importantes sobre o cliente, como suas preferências, histórico de compras e comportamento de navegação. Com base nessas informações, é possível oferecer recomendações e ofertas personalizadas, mantendo os consumidores informados sobre novos produtos, promoções exclusivas e eventos especiais.

Além disso, essa estratégia permite que as marcas ofereçam um atendimento diferenciado. Os assistentes virtuais e chatbots podem responder instantaneamente às dúvidas e solicitações dos clientes, proporcionando um suporte rápido e eficiente. E o melhor, eles estão disponíveis 24 horas por dia, o que é algo extremamente importante quando falamos de ambiente de comércio eletrônico global. Assegurar um atendimento ágil e personalizado gera uma experiência positiva, que ajuda na construção da confiança do cliente no fortalecimento da reputação da sua marca.

Resumidamente, o comércio conversacional oferece à sua marca uma maneira sólida de se destacar em um mercado online repleto de opções. Com uma experiência personalizada, um atendimento excepcional e interações significativas, bem como facilidade e conveniência durante o processo de compras, é possível construir relacionamentos duradouros e aumentar a retenção de clientes, suprindo a falta de interação humana de forma eficaz.

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Evento em Florianópolis, nos dias 16 e 17 de outubro, tem foco...

Negócios

PL 4/2025: Quatro mudanças no Código Civil que prometem dar respaldo jurídico ao síndico (e aliviar conflitos no condomínio)

Expulsão de moradores antissociais, proibição de hospedagens curtas, multas maiores por inadimplência...

Negócios

Seleção de cultivares e a busca por maior valor nutricional

*João Henrique Kozlik Schumaikel A seleção de cultivares, tradicionalmente conduzida ao longo...

divulgaçao
Negócios

Cartos celebra 15 anos de atuação no mercado financeiro e se destaca no segmento de Credit as a Service (CaaS)

Desde 2014, a Cartos é uma Instituição Financeira regulada pelo Banco Central...