Home Negócios A Educação como Herança: A Jornada de Superação de uma Família do Sertão ao Sucesso Profissional!
Negócios

A Educação como Herança: A Jornada de Superação de uma Família do Sertão ao Sucesso Profissional!

Envie
A Educação como Herança: A Jornada de Superação de uma Família do Sertão ao Sucesso Profissional!
Envie

Em meio ao sertão nordestino, a história de uma família humilde se destaca pela superação das adversidades e pelo compromisso com a educação como caminho para uma vida melhor. Essa trajetória, contada pelo advogado, professor e procurador do Distrito Federal Dioghenys Lima Teixeira, revela como o trabalho árduo e a crença no poder dos estudos transformaram a vida de seus pais e, posteriormente, a dele e de seus irmãos.

“Meus pais vieram de uma realidade extremamente difícil”, relembra Dioghenys, que, além de sua atuação como procurador do DF, é ex-procurador do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), ex-procurador do Município de Campo Grande (PGM/CG), ex-oficial de diligências do Ministério Público, professor universitário e palestrante. “Eles nunca tiveram acesso fácil a nada, mas sempre acreditaram que os filhos poderiam ter uma vida melhor por meio da educação.”

A história começa no Maranhão, em 1965, quando a mãe de Dioghenys nasceu em uma pequena e pobre comunidade chamada Garapé do Meio. Sua família enfrentava grandes dificuldades, incluindo a escassez de água. “Eles tiravam lama de um poço quase seco, esperavam a terra assentar e usavam a água que restava”, conta o professor. Apesar da pobreza extrema, o valor do esforço e da educação sempre foi transmitido.

Poucos anos depois, o pai de Dioghenys nasceu em Acopiara, no Ceará, também em uma família muito humilde. A luta pela sobrevivência começou cedo: com apenas seis anos já acordava de madrugada para trabalhar. Aos 13, já era um pedreiro profissional. “Com muito esforço, ele buscava água a cinco quilômetros de casa e trabalhava de sol a sol”, relata Dioghenys. Ainda assim, a crença no trabalho árduo e na superação sempre o guiou.

Os dois se conheceram anos depois, quando as famílias se mudaram para o interior do estado de Goiás, em uma cidade que futuramente se tornaria Augustinópolis-TO. Casaram-se e iniciaram a construção de uma vida juntos em condições adversas, enfrentando uma rotina de extrema pobreza. “Nos primeiros meses de casados, a situação era tão difícil que compraram seu primeiro quilo de carne depois de dois meses”, lembra Dioghenys.

Ainda assim, o casal decidiu que os filhos teriam uma vida diferente. “Meu pai sempre dizia: ‘Estudem para que vocês não trabalhem no sol como eu’. E foi isso que fizemos”, conta o procurador, que, junto com seus dois irmãos (atualmente promotores de justiça), alcançou grandes conquistas. Dioghenys e seus irmãos se formaram em Direito, na mesma turma, e conseguiram abreviar o curso em um semestre, devido ao “extraordinário aproveitamento nos estudos”, na forma do art. 47, § 2º, da LDB. “Essa foi nossa resposta ao esforço que nossos pais fizeram por nós.”

Hoje, além de ser procurador do DF, Dioghenys também compartilha seus conhecimentos jurídicos como palestrante e professor. Ele ensina, especialmente, sobre a prática do Recurso Extraordinário (RE) e do Recurso Especial (REsp), contribuindo para o aprimoramento de outros advogados na prática processual civil.

Saiba mais sobre o especialista entrevistado no link abaixo!
https://www.instagram.com/dioghenys?igsh=dWlqNjNhOWVwZzd6

Envie
Artigo relacionado
Negócios

Cinco passos para empresários transformarem negócios estagnados em resultado

Ecossistema criado por Fernanda Tochetto, especialista em alta performance já impactou centenas...

Negócios

Sua empresa pode ser multada por causar ansiedade — e quase ninguém está preparado

Atualização da NR-01 transforma saúde mental em exigência legal. Especialistas explicam como...

https://www.pexels.com/pt-br/foto/mao-computador-portatil-laptop-notebook-6958473/
Negócios

5 vantagens de ter um plano de saúde empresarial

Você já pensou que um plano de saúde empresarial pode mudar a...