Home Diversidade A 5° edição do Café das Pretas acontece no dia 20 de julho em Santa Teresa
Diversidade

A 5° edição do Café das Pretas acontece no dia 20 de julho em Santa Teresa

Envie
Whatsapp Image 2024 07 19 At 15.15.40
Envie

Mais de 40% das mulheres negras estão subutilizadas no mercado de trabalho, aponta a pesquisa do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert). Uma das alternativas para encontrar novos espaços no mercado de trabalho utilizada por afrodescendentes é o networking, assim nasceu o Café das Pretas, que realiza sua quinta edição neste sábado, 20, a partir das 9h30, em Santa Teresa, Zona Sul do Rio. O evento tem o objetivo de proporcionar um espaço de sociabilidade para as mulheres negras com oficinas, palestras, workshops, entre outras atividades. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.

Com o tema “Sororidade, Dororidade e Irmandades Femininas”, o evento celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos comemorados em 25 de julho. Por isso, essa 5° edição do Café das Pretas é tão especial: Com uma programação dividida em dois momentos, o evento contará com painelistas como, Andreia Brasil Dorneles, Thalita Pereira, Ingrid David, entre outras convidadas, que levarão debates sobre o tema desta edição.

“O Café das Pretas é um espaço onde nós, mulheres pretas, podemos simplesmente existir, sem a preocupação de ter que atender expectativas ou cumprir protocolos. É o nosso espaço de troca, acolhimento e diversão. E o meu desejo é que cada vez mais mulheres pretas possam se juntar conosco”, aponta Daysi Mendes, líder do Comitê de Igualdade Racial RJ – Grupo Mulheres do Brasil organizadora da iniciativa.

Sobre as painelistas
Andréia Brasil Dorneles é um exemplo de liderança e resiliência na comunidade, promovendo a sororidade e inspirando outras mulheres através de sua dedicação, habilidades diversas e compromisso com a união e o apoio mútuo entre as mulheres. É embaixadora da startup Mães Negras do Brasil.

Thalita Pereira é Thalita Pereira é engenheira química formada pela Universidade Federal Fluminense, empreendedora negra carioca, artista e uma grande curiosa. Diretora de Comunidade e sócia da OlA, HUB de inovação aberta e empresa afrorreferênciada de tecnologia que se propõe a forjar afrofuturos possíveis coletivamente.

Ingrid David é uma mulher negra, nascida e criada na Zona Norte do Rio de Janeiro. E há mais de 10 anos trabalha nas áreas da Comunicação e da Cultura, Atualmente é gerente de Patrocínios e Investimento Social Privado na Baluarte Cultura e consultora autônoma de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Sobre a organizadora:
Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, Daysi Mendes atuou em projetos de infraestrutura de 2008 a 2015 quando começou a migrar de área. Desde 2017 começou a atuar no estudo e desenvolvimento de negócios e carreiras pretas.

Desde 2017, Daysi já atuou em projetos do Sebrae, realizou palestras em diversos eventos de empreendedorismo e inovação em vários estados do Brasil, se tornou mentora do Hub InovAtiva, tutora e facilitadora do Shell Iniciativa Jovem e facilita jornadas de inovação para clientes como Petrobras, Fundação Lemann e Grupo Carrefour.

No início de 2024, a especialista em inovação atuou como gestora do programa Black Stars Rising, auxiliando na seleção das participantes e realizando a curadoria das facilitadoras. Black Stars Rising é um programa de formação empreendedora para mulheres negras da cidade do Rio de Janeiro financiado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, com parceria da AmCham Brasil e os Centros Globais da Columbia e implementado pelo Fundo Agbara e o Black Entrepreneurship Club.

Confira a programação completa do Café das Pretas
09h30 – 10h – Café da Manhã e Networking
10h – 12h – Painel “Sororidade, Dororidade e Irmandades Negras”
12h – 14h – Pausa para almoço
14h – 15h30 – Dinâmica
15h30 – Happy Hour
17h30 – Encerramento

Vale destacar que para participar de toda a programação, que é divida em dois momentos (antes e pós almoço), é necessário comprar as duas opções de ingresso. O almoço não está incluso.

Serviço
O 5° edição do Café das Pretas acontecerá no dia 20 de julho, das 9h30 às 17h30 no Draper Startup House powered by Lawi (Rua Santa Cristina 15, Santa Teresa, Zona Sul do Rio).

Inscrições através do link:
https://www.sympla.com.br/evento/cafe-das-pretas-5-edicao/2544406

Acompanhe Daysi Mendes no Linkedin: linkedin.com/in/eudaysimendes

Envie
Artigo relacionado
Whatsapp Image 2024 05 24 At 15.34.47
Diversidade

Conheça Tânia Amorim, cantora que alia combate ao racismo e MPB há 36 anos

Cantora, de 67 anos, é filha de cantores e busca por espaço...

As autoras Mariana Carvalho e Beatriz Oliveira
DiversidadeEventoTecnologia

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

“Mulheres em Tecnologia – Como a diversidade e inclusão vão mudar o...

Imagem Do Whatsapp De 2023 12 12 à(s) 16.18.33 B694e05f
Diversidade

Abril Azul: profissionais com Transtorno do Espectro Autista ganham espaço na Takeda

O Abril Azul foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr