O uniforme escolar é uma roupa de uso diário e que passa por muitas provações todos os dias. As crianças suam, brincam no chão sujo ou no parquinho, fazem trabalhos com tinta, deixam cair comida nas peças, entre outras coisas.
Manter o uniforme apresentável e fazê-lo durar até o fim do ano parece uma missão impossível para os pais. Mas não é. Com as nossas dicas você será capaz de manter o uniforme escolar das crianças bem cuidado e economizar dinheiro durante o ano letivo. Confira abaixo!
Como lavar uniforme escolar branco
No topo das roupas mais difíceis de lavar estão aquelas fabricadas em tecido branco. Com o uniforme escolar não é diferente. A seguir, você vai aprender o que fazer para manter o uniforme sempre branquinho.
Use bicarbonato de sódio e vinagre
A combinação de bicarbonato de sódio e vinagre é perfeita para manter as roupas brancas livres de manchas.
Você pode misturar as duas substâncias até que formem uma pasta e passar diretamente em cima de manchas, deixando agir por meia hora antes de esfregar e enxaguar. Ou você pode misturar tudo em um balde cheio de água e deixar a peça de molho, apenas para garantir que os uniformes não vão amarelar.
Prefira água morna
A água morna não deve ser usada de jeito nenhum em peças coloridas, pois ela abre a fibra do tecido e faz com que a tinta saia. Porém, em uniformes escolares brancos, essa mesma consequência da água morna (ou quente, se o uniforme não correr risco de encolher) faz com que mais sujeira saia e o uniforme não fique amarelo com o tempo.
Faça pré-lavagem
Para quem não abre mão de lavar as roupas na máquina, a pré-lavagem das peças brancas é muito importante. Essa etapa consiste em tirar manchas pontuais ou deixar a peça de molho antes de colocar na máquina. Isso garante que as sujeiras que a máquina não consegue tirar não se tornaram manchas permanentes no uniforme branco.
Como lavar uniforme escolar colorido
Enquanto o uniforme escolar branco apresenta dificuldades na hora da lavagem pois pode manchar, o uniforme escolar colorido tem o problema de desbotar com facilidade. Para manter a vida útil das peças, confira as dicas abaixo.
Lave separadamente
Para não manchar o uniforme, prefira lavar cada peça separadamente ou junto com outras do mesmo tipo. Você deve, por exemplo, colocar todos os shorts de escola da mesma cor juntos na máquina ou no molho e, em outra lavagem, todas as blusas.
Use detergente neutro
O detergente neutro é menos agressivo que outros sabões. Por isso, ele é ideal para a lavagem de uniformes escolares coloridos, evitando que fiquem esbranquiçados.
Adicione sal
Sabia que adicionar sal na lavagem à máquina evita que a tinta se solte dos tecidos coloridos? Tente fazer na sua casa com o uniforme dos seus filhos e você verá que ficarão muito mais bem conservados.
Seque à sombra
Também é importante que as roupas de cores intensas não sejam deixadas sob o sol forte, pois a radiação faz com que o tecido perca a cor mais rápido.
Como lavar uniforme escolar encardido
Além de seguir a forma correta de lavagem para uniformes brancos ou coloridos, se as roupas escolares do seu filho estão encardidas tem algumas dicas que podem ser úteis para você.
Tire o excesso da sujeira
Sempre que os seus filhos voltarem da escola, retire, com papel toalha úmido ou algodão molhado, o excesso de sujeira que estiver sobre os uniformes.
Pode ser tinta, lama, comida, o importante é não deixar uma camada grossa sobre a roupa antes de lavar. Isso porque a sujeira concentrada em um ponto pode se espalhar para o resto da roupa, piorando o estado das peças encardidas.
Deixe-o de molho
Com peças encardidas não existe uma solução melhor do que deixar de molho. Você pode usar vinagre, sabão em pó ou tira-manchas. Misture um desses produtos na água e mantenha o uniforme submerso por 30 minutos.
Se, ao retirar, o tecido ainda estiver muito encardido, troque a água e deixe por mais 30 minutos. Repita até as manchas clarearem e depois termine a lavagem normalmente, à mão ou na máquina.
Com essas dicas a sua rotina de lavagem dos uniformes será muito mais fácil. Tente repeti-las em casa e depois diga nos comentários como foi a experiência.