Home Estilo de vida Casa e Decoração 5 dicas para organizar seu armário
Casa e Decoração

5 dicas para organizar seu armário

Envie
Crédito:Orbon Alija/iStock
Envie

 

Embora pareça ser uma tarefa trabalhosa, algumas dicas podem ser aproveitadas para tornar os processos menos trabalhosos

Arrumar um guarda-roupa ou um armário pode assustar à primeira vista. Entretanto, por incrível que pareça, não existem tantos segredos envolvidos nisso. Basta organizar por etapas e seguir algumas dicas para fazê-lo da melhor forma possível.

 

Em pouco tempo, é possível encontrar um caminho para organizar o armário, transformando-o em algo útil e funcional. A seguir, estão algumas dicas que podem ajudar neste processo de organização.

 

1 – Antes de tudo, avaliar as peças

Para conseguir organizar o armário da melhor forma, é necessário avaliar as peças e tudo o que está dentro dele. Essa limpeza pode ser organizada em grupos, como o que pode ser consertado, o que pode ser jogado fora (como produtos estragados), o que pode ser doado e o que será mantido.

 

Depois disso, uma limpeza na parte interna, como nas prateleiras e nas gavetas, deve ser feita. Assim, será mais fácil entender qual caminho seguir para organizar o armário da melhor forma.

 

2 – Pensar nas categorias e divisões

Ao selecionar as peças e fazer a limpeza, é preciso pensar nas categorias e divisões que serão feitas dentro do armário. Esta é uma das melhores formas de organizar, seja dividindo por estações, cores ou utilidades. Uma dica, por exemplo, é separar calças, blusas, vestidos e roupas de inverno. Pensar nos acessórios, nas roupas de cama e em como lidar com toalhas de banho, por exemplo, também é importante.

 

Para esta etapa, caixas e cestas podem ser bastante úteis para agrupar e guardar itens semelhantes e com o mesmo propósito.

 

3 – Usar organizadores nas gavetas

As gavetas podem ser um desafio para quem quer deixar um guarda-roupa organizado. Seja pela pressa ou pela dificuldade, escolher organizadores para esta área é uma boa saída.

 

Esses organizadores não são opções caras e podem ser utilizados para separar desde peças de roupa até acessórios menores, como bijuterias, cintos, gravatas e lenços. Dobrar roupas de forma mais eficiente também é uma ideia, pois, dentro dos próprios organizadores, ajuda a otimizar o espaço, principalmente para o que precisa ficar mais exposto ou de fácil acesso.

 

4 – Prezar pelo que pode ser pendurado

Pendurar todas as peças que puder é ótimo para aproveitar os espaços de forma vertical. Prezar e pendurar o máximo possível no armário é uma excelente estratégia para otimizar o espaço, além de manter as roupas muito mais acessíveis e organizadas.

 

Cabides multiúso são boas ideias também, pois ajudam até mesmo a manter peças mais delicadas, como saias e vestidos, em boas condições e bastante organizadas.

 

5 – Pensar na organização por sazonalidade

Para quem tem armários menores, pensar em organizações por sazonalidade é uma boa dica. Ou seja, manter as peças e os acessórios separados de acordo com a estação (geralmente entre verão e inverno, que são mais extremas).

 

Desta forma, é só ir alterando a forma de organizar e fazer essas limpezas e arrumações, conforme as estações do ano forem mudando.

 

Envie
Artigo relacionado
3704c 20220203 0089
Casa e Decoração

Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades

Desde 2009, foram mais de 700 mil m² construídos e mais de...

Pexels Photo 1216589[1]
Casa e Decoração

Práticas essenciais para uma construção civil segura

Garantindo segurança e qualidade em cada etapa da obra A segurança na...

Pexels Photo 923289[1]
Casa e Decoração

Aquecedor: dicas para encontrar o melhor modelo para você

Dicas práticas para encontrar o aquecedor perfeito, considerando tipos, potência, consumo de...

Harmonie Campinas
Casa e Decoração

Pet place: áreas de lazer e cuidado conquistam espaço nos condomínios

Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de países com mais...