Home Negócios 5 ações para reter talentos da geração Z
Negócios

5 ações para reter talentos da geração Z

Envie
Foto: Divulgação
Envie

Contratar colaboradores da geração Z não é tarefa fácil. Cada vez mais, corporações de todos os portes tentam atrair e reter esses talentos, também conhecidos como a geração da internet, composta por indivíduos nascidos entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2010. Caracterizada por sua relação única com a tecnologia e valores bem distintos em relação às gerações anteriores, esse perfil tem se tornado alvo estratégico para empresas que desejam renovar suas equipes e manter-se competitivas no mercado. 

No entanto, segundo uma pesquisa global realizada pela Deloitte em 2022, 40% desses jovens talentos gostariam de deixar seus empregos, sendo que 30% o fariam mesmo sem outra ocupação firmada. Diante desse cenário, como fazer com que se interessem por sua empresa e trabalhem com você por um bom tempo? Andréa Migliori, CEO da Workhub Digital, HRtech que oferece soluções para portais corporativos (intranet e relacionamento B2B para redes e franquias), compartilha cinco estratégias fundamentais para alcançar esse objetivo.

1 – Engajamento e senso de comunidade

A chave para reter talentos da geração Z está em criar um ambiente de trabalho no qual se sintam acolhidos e respeitados. “Estabelecer um senso de comunidade é fundamental, permitindo que colaboradores interajam entre si, inclusive por meio de plataformas digitais”, diz Andréa Migliori. Alinhamentos frequentes com toda a equipe e a preocupação com a diversidade fortalecem esse pertencimento.

2 – Reconhecimento e feedback regulares 

Essas pessoas valorizam o reconhecimento pelo seu trabalho e esperam feedbacks constantes para se desenvolverem profissionalmente. “Para aumentar a conexão é essencial oferecer reconhecimentos formais, programas de incentivo e recompensas, demonstrando a valorização dos esforços e contribuições individuais”, afirma a executiva, que também ressalta a importância dos direcionamentos claros para que os resultados possam ser cobrados..

3 – Flexibilidade no ambiente de trabalho 

Simplesmente esqueça os esquemas muito rígidos se ambiciona contar com esses profissionais, que valorizam a liberdade para trabalhar em diferentes ambientes e horários. “Proporcionar opções como home office, horários flexíveis e esquemas de trabalho em meio período demonstra uma compreensão das necessidades e preferências dessa geração”, frisa a CEO.

4 – Investimento em tecnologia e inovação 

A geração Z cresceu em um mundo online, e espera que a empresa onde trabalha esteja atualizada em termos de tecnologia e inovação. “Investir em tecnologia não só torna as atividades mais ágeis, mas também mostra comprometimento com o futuro e o progresso, fatores que atraem e retêm esses talentos”, orienta Andréa.

5 – Propósito e impacto social 

A geração Z busca propósito em seu trabalho e quer contribuir para impactar positivamente a sociedade e o mundo. “Por isso, é preciso comunicar de forma clara os valores e a missão da empresa, mostrando como ela contribui para o bem-estar da sociedade”, destaca a especialista, enfatizando que a adoção de tais ações não só auxilia na retenção de talentos mais jovens, mas também cria um ambiente de trabalho mais valorizado e benéfico para todos os stakeholders, contribuindo para a diversidade, o que melhora a competitividade e o sucesso da empresa no mercado.

Sobre a Workhub

A Workhub é uma HR Tech de soluções para portais corporativos (intranet e relacionamento B2B para redes e franquias) por assinatura. Com mais de 50 funcionalidades, foi o primeiro produto do segmento a incorporar a inteligência artificial (IA), proporcionando ótima experiência ao usuário, com modernidade e segurança. Com baixo custo e disponível em sete dias, é o único produto por assinatura dentro do ecossistema Microsoft no Brasil (além de integração com Microsoft Teams, Viva e Yammer) e conta com mais de 100 clientes e mais de 240 mil usuários em 21 países. 

Fundada em agosto de 2020, a Workhub possui grandes corporações em sua cartela de clientes, como Montebravo Investimentos, BRK, Universidade Cruzeiro do Sul, Eletromidia, Hospital Sírio Libanês, Cartão de Todos, Grupo Comporte e Amil. 

Mais informações: https://workhub.digital/

Envie
Artigo relacionado
Negócios

Os principais erros no networking e como evitá-los

Confira dicas de Cintia Almeida, do Grupo Somos, para mulheres criarem conexões...

Negócios

Talento Cearense: Jovem Empresário se destaca no Mercado da Moda com Estilo Atemporal e Toque de Modernidade

Leonardo Sales, empresário cearense, vem se destacando no mercado da moda ao...

Negócios

Os Principais Direitos dos Trabalhadores Garantidos pela CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a legislação trabalhista brasileira...