5

Top COISAS RADIOATIVAS QUE VOCê NãO SABIA!

Quando se fala em radioativade só pensamos em micro-ondas e usinas nucleares.

Mas você sabia que muitas coisas no nosso cotidiano também são radioativas? Então se prepare e veja com outros olhos o que você sempre viu de uma forma inocente.

Calma, nem todos os granitos emitem radônio, mas na estação de trens Grand Central Station, nos EUA o tipo de granito radioativo emite altas quantidades de radiação até hoje.

Granito

Na década de 1970, as areias da praia de Guarapari, no Espirito Santo eram tão radioativas que uma hora de exposição podia chegar a 131 μSv, seria como tirar um raio-x por hora.

praia de guarapari

Elas tem potássio e por isso tem uma certa quantidade de radiação. Não precisa parar de come-las, já que seria preciso mais de 1000 bananas por dia para ter uma dose prejudicial de radiação.

bananas

Placas luminosas, principalmente as de saída, são importantes na orientação de pessoas. Porém, a luz é gerada por trítio, e pode contaminar caso a placa se quebre e libere o gás.

Placas de "saida"

A radioatividade sempre foi o maior vilão pra quem fuma. Tudo isso graças aos materiais radioativos que sobrevivem nas folhas do tabaco durante todo processo de produção.

cigarro

E aí, você já conhecia alguma dessas curiosidades?

Que tal compartilhar com seus amigos?