Volta às aulas: 5 dicas para cuidar dos uniformes escolares

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Volta às aulas: 5 dicas para cuidar dos uniformes escolares

Com o retorno das aulas, nesse período há uma atenção voltada aos uniformes, pois muitos colégios adotam o uso dessa vestimenta. Devido à frequência de uso e lavagem, essas peças precisam de cuidados redobrados para não desgastar o tecido e manter a tonalidade das cores.

A pergunta principal é: você sabe como lavar os uniformes da garotada? O especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, dá algumas sugestões para a hora de lavar os uniformes:

 

  1. Separação. As peças brancas devem ser lavadas sempre separadas, nunca com outras peças de cor, assim evitam-se manchas e que o branco fique amarelado, com aspecto de encardido. Já as roupas coloridas podem ser lavadas juntas, essas roupas geralmente possuem tonalidades firmes e por isso, não é necessário separar.

Mas é preciso atenção ao tipo de tecido pois, se os uniformes possuírem tipos de tecidos diferentes, como algodão, poliéster ou moletom, é aconselhável fazer a divisão das peças e lavar juntos apenas os tipos de tecidos iguais.

 

  1. Pré-lavagem. Para as peças que estejam muito sujas, o ideal é que fiquem de molho por alguns minutos e, se necessário, realizar uma lavagem manual com escova com cerdas macias. Uma dica é utilizar tira-manchas sem cloro, pois isso ajuda na remoção e ainda destaca as cores.

 

  1. Lavagem. Coloque a quantidade ideal de produto para o volume de roupa e realize, ao menos, dois enxagues. Isso é importante para retirar todo o resíduo do produto, evitando manchas e até mesmo possíveis alergias, uma vez que o acúmulo de produto em contato com a pele pode ser prejudicial.

 

  1. Secagem. Evite colocar as peças em contato direto com o sol, isso pode desbotar e até causar encolhimento nos uniformes. A secagem deve ser feita em local fresco e ventilado.

 

  1. Passar. Se o uniforme possuir estampas emborrachadas, cuidado na hora de passar; Coloque a peça do avesso para realizar esse processo e evite passar o ferro por cima destas estampas.

“Em nosso dia a dia como especialista em higienização, percebemos que os uniformes são peças que precisam de mais atenção por conta da alta sujidade. O tratamento executado pela lavanderia profissional, utilizando produtos e técnicas especializadas para limpeza, garante maior durabilidade das roupas, prolongando sua vida útil e mantendo as cores mais vivas. Por isso, recomendamos enviar os uniformes para uma de nossas lavanderias, onde aplicamos as técnicas de limpeza, assim os uniformes saem como novos”, comenta Previero.

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)