Você sabia que homens também têm varizes?

Ana Silva
Ana Silva
5 min. para leitura
Você sabia que homens também têm varizes?
The varicose veins on a legs of old woman on blue

As varizes são veias doentes que possuem alterações estruturais que dificultam o retorno venoso para o coração, geralmente nos membros inferiores. Os principais sintomas são dores nas pernas, inchaço, sensação de peso, câimbras e queimações.

Devido a questões hormonais e genéticas, as mulheres são mais acometidas pelas varizes, contudo, os homens também podem ser afetados pela doença. As causas de varizes no sexo masculino são diversas, porém, a principal é o fator genético. Fatores como ocupação profissional, sedentarismo e obesidade também podem ser responsáveis pelo acometimento. “A doença nos homens, segue o mesmo padrão da doença nas mulheres e os principais sintomas são inchaço e cansaço nas pernas principalmente no final do dia”, explica a Dra. Amanda Abe, Médica Vascular e Endovascular da HAS Clínica.

O tratamento das varizes no sexo masculino é igual ao tratamento do sexo feminino. Se dá, inicialmente, por meio de medidas comportamentais como perda de peso, alimentação saudável e balanceada, atividade física regular, uso de meias elásticas e  venotônicos (medicamento).

As cirurgias, dependendo do caso, podem ser as convencionais, com a realização das flebectomias e aplicação de espumas densas dentro dos vasos doentes, ou as mais modernas, como o laser transdérmico e endolaser e, são necessárias quando o tratamento conservador não é suficiente ou quando o paciente apresenta um estágio mais avançado da doença, como vasos tortuosos e/ou com a presença de úlceras ativas ou cicatrizadas nas pernas, sinais bastante perceptíveis já no exame físico.

A prevenção é sempre importante, porém, em alguns pacientes pode prevalecer o fator genético e a doença se manifestar mesmo com tais medidas.

“Os homens acabam deixando as varizes de lado por dois motivos: primeiro porque se importam menos com a estética e segundo porque os pelos compridos das pernas as escondem. E, muitas vezes, procuram o médico só quando a doença está mais avançada, o que dificulta o tratamento. Por isso a importância de procurar um médico vascular assim que perceber algum sintoma ou o aparecimento de varizes”, esclarece a Dra. Abe.

A saúde vascular deve ser levada a sério. É de extrema importância a visita periódica ao cirurgião vascular, tanto para o tratamento das varizes, quanto para o diagnóstico de inúmeras outras doenças vasculares que podem ser tratadas precocemente, como a aterosclerose, os aneurismas de aorta, os pés diabéticos e muitas outras.

 

HAS CLÍNICA*

*Visando ainda mais qualidade no atendimento aos seus pacientes, o Hospital Albert Sabin (HAS) anuncia que o Consulta Aqui passará a se chamar HAS Clínica.

O HAS Clínica* é um centro de especialidades orientado para a saúde integral: prevenção, atenção primária e promoção da saúde, visando garantir que o paciente assuma o protagonismo da sua qualidade de vida.

A clínica oferece mais de 20 especialidades médicas, com os melhores profissionais prontos para atender consultas de rotina, cirurgias e demais procedimentos necessários para cuidar da saúde dos seus pacientes com qualidade e excelência.

Cumprindo os mais rígidos protocolos de higienização e segurança, o HAS Clínica é totalmente integrado ao Hospital Albert Sabin, referência em saúde na Zona Oeste da capital paulista.

A transformação da unidade Consulta Aqui em um centro de especialidades com atendimento ambulatorial e sob a mesma administração da marca HAS é uma decisão estratégica que visa criar uma identidade única para o Hospital Albert Sabin e oferecer maior conforto e eficiência aos seus pacientes.

Além de integrar valor como um importante serviço na atenção integral da saúde de seus clientes, o HAS Clínica também adaptará suas instalações em sintonia com a arquitetura do hospital, tornando-a mais atrativa para os pacientes, seu corpo clínico e utilizando o que existe de mais moderno em equipamentos hospitalares na atualidade.

Os pacientes do HAS Clínica* encontrarão um centro médico humanizado, com retaguarda hospitalar completa e uma equipe multidisciplinar da mais alta qualificação para recebê-los com toda a tenção e cuidado.

Endereço:

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento:  (11) 3838 4669

Site*:  http://www.consultaaqui.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/has_clinica/

Agendamento on-line: https://app.agenda.globalhealth.mv/agendar/?key=hasabin

Planos de saúde credenciados: 

ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo