Você está preparado para as novidades tributárias de 2022?

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Você está preparado para as novidades tributárias de 2022?

*Por Johney Laudelino da Silva

A cada ano civil os legisladores brasileiros promovem alterações tributárias que afetam os contribuintes diretamente. Para prever o impacto destas mudanças na área tributária as empresas precisam conjecturar no seu planejamento orçamentário os benefícios, custos e incentivos que estas novidades poderão trazer para dentro do seu negócio.

Com o avanço do Fisco na área tecnológica, digitalização de documentos e agilidade nos processos fiscais é imprescindível que os empresários busquem para seus negócios maior dinamismo na busca das atualizações da legislação fiscal a fim de incluir no projeto orçamentário da área tributária.

A tecnologia é a maior aliada na automação dos processos tributários de emissão de documentos, apuração de impostos e recolhimento para o Fisco. Todo início de ano traz maiores oportunidades para os órgãos fiscalizadores otimizarem suas técnicas e essa tendência continuará em alta para 2022.

Questões como manifesto eletrônico de documentos fiscais aplicadas a e-commerces, marketplaces e serviços logísticos devem entrar no radar das empresas. Também, como ponto de atenção, os contribuintes devem prestar atenção aos Sped’s e suas alterações e inclusões de campos, registros e validações como EFD ICMS-IPI e REINF.

Ainda, na EFD Contribuições terá a exclusão do ICMS da base Pis/Cofins nos cálculos, análise dos processos que envolvam ICMS-ST (substituição tributária) e diferencial de alíquota. Também, outro destaque para 2022 será o início dos testes em empresas voluntárias dentro do Projeto Confia que visa aproximar a arecadação efetiva daquela esperada pelo Fisco, dentre outros objetivos.

Com estas alterações e inovações tributárias aguardadas para 2022, as empresas devem reavaliar suas tecnologias, em especial os softwares que utilizam e se estes atendem de forma consolidada seus processos fiscais, para então dar os próximos passos no investimento de soluções que permitam automatizar ainda mais o seu negócio ampliando a segurança e agilidade da sua tecnologia fiscal.

*Johney Laudelino da Silva é especialista em Gestão Tributária e na Solução Fiscal GUEPARDO da NTTDATA, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. É formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Gerência Contábil pelo IBPEX.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)