Vírus no celular? Confira como identificar se seu aparelho está infectado

Nesse tutorial vamos te mostrar como saber se seu celular está com vírus. Trojans, como “Flubot”, nos alertam cada vez mais sobre os possíveis perigos que podem atingir nosso celular. Portanto, ter ferramentas diferentes para saber se estamos infectados ou não, é especialmente útil.

É importante ressaltar que, devido às peculiaridades de cada sistema operacional, é mais fácil infectar um celular Android do que um iPhone com iOS. No entanto, nenhum deles está imune à ameaça de vírus, então, vamos explicar de forma prática e rápida, como saber se há algo estranho instalado no seu celular.

Da mesma forma, recomendamos que você dê uma olhada em como remover vírus no celular, caso seu celular já esteja infectado.

Reconhecer os diferentes tipos de vírus

Não é necessário compreender a fundo o comportamento técnico de cada vírus, mas é importante saber os tipos que existem e saber o estrago que os mais comuns fazem. Isso ajudará você a saber por onde começar a procurar, pois cada vírus se comporta de maneira diferente.

Especificamente, vamos apresentar os três vírus mais comuns em celulares.

Adware

O adware é um dos mais comuns e, como o próprio nome sugere, injeta anúncios no celular (ads = anúncio em inglês). Se o seu celular mostrar anúncios onde antes não mostrava (certos aplicativos, configurações, mensagens e assim por diante), você pode estar infectado com adware. O adware geralmente não é tão perigoso quanto outros tipos de vírus, mas pode receber dados do usuário, por isso é importante reconhecê-lo.

Trojans (Cavalo de troia)

Os trojans são vírus que podem ter diferentes tipos de comportamento, mas geralmente têm uma coisa em comum: são difíceis de detectar. Um exemplo é o System Update, um aplicativo que fingia ser uma atualização do sistema Android e que roubava informações do celular, tirava fotos e era capaz de ligar o próprio microfone.

Spyware

Por fim, temos o spyware , vírus que é executado em segundo plano para coletar informações do usuário. Esses são aplicativos que geralmente abusam das permissões de câmera e microfone , mesmo que não precisem deles para funcionar.

Alguns sinais para saber se nosso celular está infectado

Infelizmente, os vírus estão se tornando cada vez mais sofisticados e, por isso, fica cada vez mais difícil reconhecê-los. No entanto, daremos algumas dicas básicas para que você saiba se há vírus no seu celular, analisando alguns possíveis comportamentos estranhos:

  • Desempenho anormal do celular: menus e aplicativos que fecham, aplicativos que são instalados sem nossa permissão, configurações que mudam por conta própria etc;

  • Consumo excessivo de bateria: a partir de configurações da bateria podemos ver qual processo está gastando tanta bateria. Se existe um aplicativo estranho podemos estar infectados;

  • Publicidade onde não deveria haver: se o seu celular mostrar mais anúncios do que o normal, e especialmente em navegadores onde não havia nenhum antes, você pode ter um adware;

Serviços que ajudam você a limpar o vírus

Bom, agora que já falamos sobre como saber se o celular está com vírus, chegamos na hora de falar sobre como remover esses vírus.

As 4 principais operadoras de celular do Brasil, oferecem planos de proteção digital para os seus clientes, e todos eles oferecem algum tipo de antivírus, armazenamento em nuvem, Anti-Spam entre outras coisas. Confira quais são os nomes dos planos de cada operadora:

  • TIM Protect;

  • Oi Segurança;

  • Claro Segurança Digital;

  • Vivo Hero Protege.

Com o HERO Protege, da operadora Vivo, por exemplo, você faz compras online e transações bancárias com segurança livre de vírus e malwares, otimiza a performance do seu aparelho deixando-o muito mais rápido, controla a duração da bateria e muito mais!

Um fator que pode ser decisivo: ter o celular atualizado

Tanto os fabricantes de camadas de personalização do Android, quanto o próprio Google ou a Apple com iOS, passam muito tempo investigando falhas de segurança em seus softwares móveis. Com base nas investigações, eles lançam atualizações para implementar pacotes que protegem os dispositivos dessas vulnerabilidades.

Por esse motivo, é importante sempre ter a versão mais recente do sistema disponível para o seu celular. É claro que, infelizmente, atualizar o celular pode não ser suficiente e você terá que combinar com ferramentas como as listadas acima, mas é uma recomendação essencial e dará uma segurança extra muito importante ao seu celular Android ou iPhone.

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/remover-virus-do-celular/

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)