Home Cultura Leitura Velha Amiga é o primeiro romance de Fernando Malcher
Leitura

Velha Amiga é o primeiro romance de Fernando Malcher

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 30 à(s) 10.20.05 605df412
Crédito: Arquivo Pessoal
Envie

O livro “Velha Amiga”, selo jovem das Edições Candido , é o terceiro livro de Fernando Malcher e o primeiro romance. O lançamento acontecerá no dia 10 de dezembro, na Livraria Blooks de Botafogo, a partir das 17h. No evento haverá um bate- papo do autor com Emanuel Valente Malcher, vestibulando do Colégio Santo Agostinho, com mediação do editor Jean Candido.

Em um texto direto e rápido de ler, conhecemos a trajetória de vida de Diana, cadela da raça Border Collie, entrelaçada com histórias de vida e dramas particulares de seis personagens. Ambientada na cidade de Niterói, a obra mostra de forma sensível o elo existente entre Diana e seus tutores e a sua singular capacidade de interpretar e interagir com os sentimentos daqueles com quem convive. Escrita em meio a pandemia em 2021, Velha Amiga é uma homenagem à cadela de nome Bo que pertenceu à Beatriz Malcher, filha do autor.

– O romance é uma homenagem à uma cadela de nome Bo que pertenceu a minha filha. Alguém poderia perguntar o porquê deste nome. Penso que minha filha deixou em aberto a resposta. Pode ser Bo de bonita como, de fato, ela era. Pode ser Bo de boa, como suas atitudes demonstravam ao longo de toda a sua existência. Ou ainda, Bo de… Fica, como disse, em aberto às sugestões de cada um que com ela conviveu. O fato é que ela, para nós, teve uma passagem muito rápida por esta vida. Viveu apenas sete anos, nos deixando um vazio que tão cedo não será preenchido – disse Fernando.

– A escolha da protagonista do romance Velha Amiga de uma cadela de outra raça (Border Collie) – quando a Bo era da raça Golden Retriever -, teve como intuito preservar, ao máximo, a sua presença em nossas vidas – completou.

Segundo Fernando, inicialmente a obra seria um conto que comporia um livro apenas com este gênero literário. No entanto, sua filha o fez mudar de ideia.

– A ideia do romance veio a partir de conversas com a minha filha Beatriz – doutora de Teoria Literária pela UFRJ, que também assina a orelha. Devido ao seu tamanho e tema, acabei aceitando a sugestão de Bia e converti o conto em um romance, onde pude trabalhar melhor os personagens e situações do texto – explicou.

Niterói como cenário

Bairros conhecidos de Niterói e fatos do cotidiano da cidade fluminense, como a tragédia do Morro do Bumba em 2010, são inseridos na história com muito carinho por parte do autor. Hoje morador do Rio de Janeiro, Fernando Malcher viveu em Niterói por 26 anos.

– É a cidade onde passei por diversas experiências que marcaram definitivamente a minha vida pessoal. Vivências que, inevitavelmente, fazem parte das minhas estórias, ainda que de forma sutil ou indireta – disse.

Sobre o autor

Fernando Malcher, nascido em 1958, no Rio de Janeiro, viveu 26 anos em Niterói, cidade que inspira inúmeras passagens de Velha Amiga, seu primeiro romance.
Engenheiro de formação, desde cedo manifesta sua sensibilidade artística através da composição de canções populares, peças musicais, crônicas e obras literárias.
É autor da coletânea de contos “Pontos de Contato” (Giostri Editora, 2021) e da dramaturgia “A Herança”, publicada em outubro de 2021, pela Edições Candido.

Informações do Livro
Velha Amiga – Fernando Malcher – Romance
Edições Candido – Selo Jovem.
№ de páginas: 112
Preço: R$ 45,00

Envie