Veja 4 dicas para economizar energia com a geladeira

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Veja 4 dicas para economizar energia com a geladeira

O consumo de energia elétrica está pesando diretamente no bolso dos brasileiros nos últimos meses, tudo isso porque o Brasil vivencia a pior crise hídrica em 91 anos. Quando avaliamos quais eletrodomésticos mais pesam nas contas no final do mês, a geladeira é um dos itens que lidera esse ranking. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), uma geladeira de 360 litros gasta em média 31,5 KWh por mês.

Um dos principais fatores que agravam o consumo de energia das geladeiras é o mau uso. Pensando nisso, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24h da Allianz Partners, aponta algumas dicas de cuidados a serem tomados para evitar problemas técnicos com este eletrodoméstico e também diminuir o valor da conta de luz.

Confira abaixo os cuidados para evitar problemas com as geladeiras:

  1. Limpeza nas tubulações internas para evitar entupimentos

Um dos principais problemas relacionados ao mau uso deste eletrodoméstico é a falta de limpeza nas tubulações. As geladeiras efreezers possuem tubulação de dreno interna que escoa a água do degelo. Essa tubulações podem ficar sujas e entupir, o que dificulta a passagem dos líquidos e pode interromper a passagem de ar frio para os compartimentos. Se isso acontecer, o freezer terá problemas para fazer o processo de congelamento e o refrigerador de gelar, que é a maneira correta de funcionamento deste item essencial no cotidiano de cada residência.

  1. Posso colocar roupas na parte traseira da geladeira?

Essa prática, mesmo que não aconselhada, é comum entre os brasileiros. A serpentina traseira da geladeira é um condensador que troca calor com o ambiente, então colocar peças de roupas na parte de trás deste eletrodoméstico pode causar danos graves ao motor/compressor e também aumentar o consumo de energia de forma considerável.

  1. Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo!

Cada vez que a porta deste eletrodoméstico é aberta e fechada, o ar quente, que está do lado de fora, entra e isso demanda muita energia para resfriá-la novamente. Por isso, organizar as compras dentro da geladeira de uma só vez, evita problemas com o desempenho do motor, o qual precisa trabalhar de maneira dobrada cada vez que a porta está aberta. Além disso, traz economia de eletricidade, já que a geladeira será resfriada de uma única vez.

  1. Evite o armazenamento de plásticos e papelão dentro da geladeira

Plásticos e papelão, além de serem materiais que prejudicam o meio ambiente por conta do longo processo de decomposição, afetam diretamente no consumo da geladeira. Tudo isso, porque eles não mantêm a temperatura dos alimentos estáveis, ou seja, caso o alimento esteja em alta temperatura, esses materiais não irão estabilizar o calor, o que fará a geladeira aumentar seu desempenho de atuação para conseguir fazer esse processo mais rápido. Isso resulta novamente no aumento do consumo elétrico e consequentemente na sobrecarga do motor.

Uma sugestão para substituir esses materiais é utilizar recipientes de vidro ou cerâmica, ambos têm como uma de suas funcionalidades manter estável a temperatura dos alimentos dentro das geladeiras.

Allianz Assistance realiza os seguintes serviços de assistência técnica relacionados as geladeiras: reparos e troca de motor/compressor e retirada de vazamento (quando este for externo).

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)