Três benefícios do uso da tecnologia para o aprendizado da língua inglesa

Angelo Peterson
Angelo Peterson
4 min. para leitura
Três benefícios do uso da tecnologia para o aprendizado da língua inglesa

*Por Eliane Iwasaki

Os últimos dois anos aceleraram a necessidade de aproveitar os benefícios da tecnologia para manter nossa evolução e aprendizado. Se antes a internet já era parte relevante de nossas rotinas, hoje podemos perceber como a sua importância cresceu por conta da facilidade, comodidade e mobilidade que ela proporciona. Usamos a tecnologia para a comunicação com amigos e com pessoas em qualquer lugar do mundo, no trabalho, no lazer e – como não poderia deixar de ser – na educação.

A atividade online vem crescendo e isso também impacta a educação. A busca por cursos na modalidade à distância já vinha aumentando significativamente mesmo antes do período de isolamento: de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a procura cresceu cerca de 50% em todo o país entre 2019 e 2020.

Seguindo essa demanda, evoluíram também as ferramentas capazes de aperfeiçoar ainda mais o processo de aprendizado de um novo idioma, por exemplo. São recursos que permitem que o acompanhamento da evolução dos alunos seja feito em tempo real, a partir de métricas e parâmetros de proficiência previamente estabelecidos. Saiba os principais benefícios:

  1. Potencializar a metodologia

Quando unimos inteligência artificial, professores qualificados e conceitos modernos como microlearning (micro aprendizagem) e hiper personalização (experiência customizada do consumidor em tempo real) temos um ambiente essencial para a capacitação corporativa visando melhorar as habilidades dos times. A combinação de conceitos modernos, tecnologia inovadora e metodologia eficaz permite aproveitar o que cada fator de aprendizagem tem de melhor para oferecer.

  1. Maior retenção do conhecimento

De acordo com uma pesquisa do Research Institute of America, o e-learning aumenta as taxas de retenção do conhecimento entre 25% e 60% em comparação com as taxas de 8% a 10% observadas no ensino presencial tradicional. Isso porque o colaborador tem mais controle e protagonismo no processo de aprendizagem e pode revisitar o conteúdo conforme necessário, sem atrapalhar sua rotina e seu dia a dia de trabalho.

  1. Aprendizado mais rápido

Podemos citar diversos benefícios como economia de tempo de deslocamento, facilidade de impactar mais pessoas e maior flexibilidade. Não podemos deixar de comentar os recursos de interação e gamificação, que tornam tudo muito mais atrativo para todas as idades. A união de todos esses benefícios resulta em uma aceleração no aprendizado e maior engajamento dos alunos.

Investir no treinamento de inglês de alto impacto dos colaboradores gera muitos benefícios para as organizações, como a melhora na comunicação, a retenção de talentos, formação de equipes e colaboradores de alta performance. Nada mais adequado do que unir o uso da tecnologia para aprender um idioma e aumentar a produtividade por conta do aprimoramento das habilidades linguísticas.

*Eliane Iwasaki é Head of Revenue Growth da Voxy, empresa que atua em 150 países e soma mais de 4 milhões de usuários. A Voxy é uma edtech de conteúdo 100% personalizável que oferece treinamentos corporativos de inglês adaptados às diferentes áreas de atuação das empresas.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Seguir:
"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. Sarah Westphal