As varizes são veias dilatadas e tortas que normalmente aparecem nas pernas ou nos pés. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 38% da população brasileira tem varizes, sendo prevalente em 30% dos homens e 45% das mulheres.
Com a chegada do inverno, a tendência é que o tratamento de varizes, o qual caiu em 69% no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia, volte a ser mais frequente. As estações frias são o período ideal para tratar a condição vascular porque não é recomendado expor ao sol a região tratada para que não haja o surgimento de manchas escuras.
Além disso, é importante ressaltar que o tratamento de varizes não é somente estético, afinal, a doença pode se desenvolver e causar dores ou desconfortos. Assim como também pode indicar outros problemas circulatórios.
Pensando nisso, gostaria de sugerir como fonte Carlos André Vieira, cirurgião vascular graduado em medicina pela UFES e médico titular em cirurgia vascular no Hospital Nove de Julho, para falar sobre a importância dos cuidados com as varizes e com a saúde vascular durante o inverno.
Se interessar em conversar com o porta-voz, responda esse e-mail ou envie uma mensagem para o meu WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511910465637
Fico no aguardo e obrigada pela atenção.
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.