Gazeta24hGazeta24h
  • Início
  • Estilo de vida
  • Entretenimento
  • Notícias
    • Angola
  • Esportes
  • Games
  • Música
  • Tecnologia
Leitura: SP inaugura Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari em Brodowski
Notificação Mostre mais
Últimas notícias
Zé Neto e Cristiano fecham o CarnaUOL 2023 com muito sertanejo
Zé Neto e Cristiano fecham o CarnaUOL 2023 com muito sertanejo
Show
Prefeito de Maranguape, Átila Camara lança o Programa SEMENTES DO AMANHÃ - esporte como ferramenta de inclusão social
Prefeito de Maranguape, Átila Camara lança o Programa SEMENTES DO AMANHÃ – esporte como ferramenta de inclusão social
Notícias
FEVEREIRO ROXO - VAMOS FALAR SOBRE ALZHEIMER?
FEVEREIRO ROXO – VAMOS FALAR SOBRE ALZHEIMER?
Saúde
Influenciador Lucas Souza visita a Beija-Flor e poderá ser destaque da escola na Sapucaí*
Influenciador Lucas Souza visita a Beija-Flor e poderá ser destaque da escola na Sapucaí*
Tv & Famosos
Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão
Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão
Política
Gazeta24hGazeta24h
  • Início
  • Estilo de vida
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Esportes
  • Games
  • Música
  • Tecnologia
Buscar
  • Notícias
    • Angola
    • Educação
    • Internacional
    • Negócios
    • Opinião
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Estilo de vida
  • Games
  • Música
  • Tecnologia
Siga-nos
SP

SP inaugura Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari em Brodowski

Ultima atualização: 2022/12/22 at 3:15 PM
Julia Fonseca Publicado 22 de dezembro de 2022
10 min. para leitura
SP inaugura Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari em Brodowski
Compartilhar

SP inaugura Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari em Brodowski

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (22), no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), a Galeria Multimídia que vai exibir a obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962). A iniciativa conta com investimento de R$ 250 mil do Estado, patrocínio do Instituto Credicitrus, parceiro oficial do projeto, e o apoio do Projeto Portinari.

“A nova Galeria Multimídia do Museu Casa de Portinari permite pela primeira vez que o público da instituição acesse todas as obras criadas pelo genial pintor brasileiro ao longo de sua trajetória”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Trata-se de uma vasta e completa introdução a todas as fases de Portinari, que pode vista em projeção continua ou dividida em períodos, por meio de terminais interativos. É possível assim ir além do acervo físico do museu, o que torna a visita ainda mais instigante. A implantação deste espaço resulta do compromisso do Governo do Estado com a cultura e as instituições culturais públicas, que receberam aportes recordes na gestão 2019/2022.”

A Galeria Multimídia trouxe um novo percurso dentro do museu, que começa na sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução. Os equipamentos vão exibir, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações de Candido Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas. Ação também celebra o aniversário do artista que, se estivesse vivo, completaria 119 anos em 29 de dezembro.

A segunda etapa do percurso é o ambiente onde foi instalado um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos e Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.

O circuito termina na sala de painéis interativos que mostram a linha do tempo da vida e obra de Candido Portinari, espaço que já existia no museu, mas que passa a integrar a Galeria Multimídia. Nesse ambiente também há jogos interativos que ensinam e testam a memória do visitante.

Segundo Angélica Fabri, museóloga e diretora-executiva da ACAM Portinari, muitas das obras marcantes, que retratam as várias fases de Portinari, foram produzidas em Brodowski onde o artista nasceu, viveu sua infância e parte da adolescência. “Era em sua terra natal que Portinari passava grandes temporadas em busca de descanso e inspiração. A casa da família, hoje museu, simboliza o amor e o grande vínculo que Candinho mantinha com Brodowski, tão presente em suas criações. Por meio da tecnologia e da inovação, expandimos nosso projeto museológico e criamos uma nova experiência para o público”, explica.

Portinari na parede

João Candido Portinari, idealizador e presidente do Projeto Portinari, e filho único do artista, conta que a Galeria Multimídia é a materialização de uma ideia que começou anos atrás. “O ‘Carrossel Raisonné’ foi uma ideia do Marcello Dantas. Lembro-me bem do dia que ele me disse: ‘João, e se jogássemos o Catálogo Raisonné na parede?’. Implementamos nas exposições ‘Guerra e Paz’, entre 2012 e 2014, e, mais recentemente, na exposição ‘Portinari Raros’, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e foi um grande sucesso. O ‘Carrossel’ [que agora ganha o nome de ‘Galeria Multimídia’] é mais um recurso tecnológico para democratizar a obra de Portinari. Nada mais justo que se instale agora, em caráter permanente, no Museu Casa de Portinari, onde ele começou a desenhar e pintar”.

Apoio à cultura

De acordo com Gledson Viana, gerente do Instituto Credicitrus, com sede em Bebedouro (SP), apoiar a cultura é um dos pilares da organização. “Acreditamos que a cultura é uma importante alavanca de desenvolvimento humano, uma vez que produz conhecimento, estimula o pensamento crítico, a criatividade e valoriza o talento. O propósito do Instituto Credicitrus é criar oportunidades, transformar vidas. Nesse contexto, é motivo de grande orgulho podermos investir na ativação da Galeria Multimídia pela qual vamos ajudar a proporcionar à comunidade a oportunidade de ver e conhecer a obra completa de Candido Portinari, esse artista genial da nossa região, de São Paulo, do Brasil e do mundo”, diz.

Sobre o Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, reúne e conecta a história do artista plástico Candido Portinari com sua terra natal, suas origens e a paixão pela arte. As experiências artísticas e técnicas, os hábitos e o desenvolvimento da família, ficaram registrados no imóvel, como nas obras pintadas nas paredes em cômodos diversos, nos poemas que descrevem a rotina da vizinhança ou, ainda, na capela que o pintor construiu para a avó e nas roseiras plantadas por ela.

Em 1968, a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, posteriormente, adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. O equipamento cultural foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em janeiro de 1970. Meses depois foi aberto para visitação com esforços dos familiares do artista, do município e do Estado.

Sobre o Projeto Portinari

Fundado dentro da área científica da PUC- Rio, o Projeto Portinari tem como objetivos, além do resgate abrangente e minucioso da vida e da obra de Candido Portinari, gravar a obra do artista na busca da nossa identidade cultural e consolidação da nossa memória nacional. Não menos importante mobilizar a grande mensagem pictórica, ética e humanista de Portinari na promoção de valores mais atuais do que nunca, como a não violência, a justiça social, fraternidade entre os povos e o respeito à dignidade da vida. O projeto tem, ainda, uma ampla e importante contribuição sociocultural, buscando uma melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro.

Através de um intenso trabalho de pesquisa, organização e digitalização de imagens, o projeto já catalogou mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras; mais de 25 mil documentos sobre sua obra e vida; mais de 6 mil cartas, além de fotografias, filmes, recortes; mais de 10 mil publicações; mais de 70 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas, de artistas, intelectuais e personalidades de seu tempo, realizou pesquisa de autenticidade das obras (Projeto Pincelada), além da publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira dessa natureza na América Latina.

Sobre o Instituto Credicitrus

O Instituto Credicitrus foi fundado em 28 de agosto de 2019 para potencializar a disseminação dos princípios cooperativistas, em especial o 5º (Educação, Formação e Informação) e o 7º (Compromisso com a comunidade), além de facilitar o compartilhamento de valores sociais, ambientais e de governança (ESG) com os cooperados da Cooperativa Credicitrus e toda a sociedade.

Como estratégia de atuação, fomenta iniciativas inovadoras, desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Negócios de Impacto Social, nas áreas social, ambiental, cultural e de educação. Através de parcerias de sucesso e credibilidade, partilhamos novas propostas de aprendizado, viabilizamos oportunidades de desenvolvimento social e geramos impacto ao pensar em formas criativas de empreender, viver e crescer. Desde sua fundação, o Instituto Credicitrus vem aprimorando sua estrutura de gestão, avaliação de resultados e impacto, ampliando sua capacidade de fazer o bem e cumprindo seu propósito de “Construir oportunidades. Transformar vidas”.

Gov. São Paulo



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.



Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp
Como se sente depois de ler esta matéria?
Amei0
Bravo0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
Artigo anterior Mayra Aguiar e Rafael Macedo são bronze no World Masters de Judô Mayra Aguiar e Rafael Macedo são bronze no World Masters de Judô
Próximo artigo Relatório do governo de transição sugere revogação de normas Relatório do governo de transição sugere revogação de normas
Gazeta24hGazeta24h
Siga-nos
  • Fale Conosco
  • Política de privacidade

Removed from reading list

Desfazer