Skeelo é o 3º aplicativo mais usado para leitura no Brasil, aponta pesquisa

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Skeelo é o 3º aplicativo mais usado para leitura no Brasil, aponta pesquisa

O Skeelo, plataforma de ebooks e audiobooks, é apontado como o terceiro aplicativo com biblioteca virtual mais usado no Brasil para leitura de livros digitais, segundo o estudo divulgado em dezembro pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box.

A pesquisa sobre o uso de aplicativos no país constatou que 44% dos brasileiros que têm smartphones já leram pelo menos um livro no aparelho eletrônico e citam o Skeelo entre os principais apps com diversos ebooks. O hábito da leitura digital é mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos, o que representa 55% desse total, sendo que as pessoas entre 30 e 49 anos somam 44% e os que têm 50 anos ou mais formam 28%.

O levantamento confirma a importância do celular como uma ferramenta de conhecimento e reforça o propósito do Skeelo. “O smartphone hoje é o principal caminho que temos para democratizar o acesso ao conhecimento. É por isso que temos parceria com todas as operadoras de telefonia móvel e banda larga e até empresas de serviços. Acreditamos que o celular é e será mais ainda o principal instrumento para todos que buscam cultura e aprendizado”, explica Rodrigo Meinberg, CEO da plataforma de ebooks e audiobooks.

Mas não é só o hábito da leitura digital que está crescendo. O próprio mercado editorial tem visto uma mudança positiva no comportamento do brasileiro desde o começo da pandemia. Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), em 2021 foram vendidos 49,6 milhões de livros, gerando uma receita de dois bilhões de reais, 33% a mais do que no ano anterior. O mesmo levantamento também revela um aumento de 11% no número de títulos publicados em relação a 2020.

Outro ponto importante é a variedade de gêneros procurados na hora da leitura, que vai desde autoajuda até ficção, inclusive o ranking dos mais lidos em 2021 comprova isso. Os títulos mais buscados no app Skeelo são: ‘Mais Esperto Que O Diabo’ de Napoleon Hill (Editora Citadel), ‘O Poder Da Autorresponsabilidade’ do autor Paulo Vieira (Editora Gente), ‘Mil Beijos De Garoto’ de Tillie Cole (Editora Outro Planeta), ‘A Felicidade É Inútil’ do filósofo Clóvis de Barros Filho (Editora Citadel), ‘Escravidão’ (Volume I) escrito por Laurentino Gomes (Editora Globo), ‘Não Aguento Mais’ do Padre Alessandro Campos (Editora Principium) e  ‘A Garota Do Lago’ de Charlie Donlea (Faro Editorial).

A mudança no hábito de leitura do brasileiro e os 170 milhões de usuários alcançados pelo Skeelo reforçam que esse novo modelo no consumo de livros digitais é uma tendência cada vez mais presente. Por esse olhar futurista, a marca lançada em 2019 já é reconhecida por inovação pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e pelo Brazilian Publishers, o que levou o Skeelo a participar da Feira do Livro de Frankfurt, a maior do segmento editorial mundial, realizada em 2021.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo