Simm Prepara auxilia cidadãos para retorno ao mercado de trabalho
Oficina de Redação Para Entrevista de Emprego_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), promoveu, nesta terça-feira (1°), mais uma oficina de preparação de currículo para o mercado de trabalho. O curso aconteceu na sede do órgão, no Comércio. Através do projeto Simm Prepara, uma das trilhas de desenvolvimento do Programa Treinar para Empregar, a capacitação é direcionada para alunos que não obtiveram êxito em processos seletivos anteriores.

Lançado no final do ano passado, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o Simm Prepara capacita os candidatos naquilo que os afastaram de conseguir um emprego, em temas específicos. Na edição de hoje, além de receberem orientação sobre a elaboração correta do currículo, os candidatos aprenderam como se comportar em uma entrevista de emprego.

Ao ministrar a oficina, a psicóloga do Simm, Rafaela Freitas, destacou a importância da capacitação. “O currículo é uma porta de entrada, e muitas pessoas têm dificuldade em elaborar o documento. O comportamento nos processos seletivos é outro fator determinante. Muitos indivíduos acabam perdendo as vagas, por não saberem se portar. O curso preparatório é oferecido para que, nos futuros processos que venham a participar, estejam orientados e finalmente consigam a inserção no mercado de trabalho”.

Funcionamento – As pessoas que foram reprovadas em processo seletivo são automaticamente encaminhadas para o programa Treinar para Empregar. Os técnicos do setor entram em contato com o público, ofertando as vagas. Os interessados são matriculados no treinamento. Além desses, outros candidatos que tenham interesse na capacitação podem procurar a sede do Simm, para efetuar a inscrição.

As capacitações são realizadas todas as terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino. Cada turma é formada por 20 pessoas. Cerca de 80 pessoas já receberam o treinamento, que dura em média duas horas.

Expectativa – Em busca de um emprego na área de atendimento, Caroline Cerqueira, 40 anos, falou sobre as expectativas para o curso. “Fui reprovada em um processo seletivo e entendi que precisava me preparar melhor para os próximos, por isso aceitei fazer o curso. Compreendi que a capacitação é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho”.

Há oito anos sem atuar, a administradora Priscila Fonseca, de 37 anos, avaliou que o mercado de trabalho está em constante mudança. Ela vê a oficina como uma forma de reciclagem.

“Esse curso é uma porta de entrada para o emprego. O mercado evolui, os concorrentes estão cada dia mais capacitados, por isso não podemos ficar para trás. Por estar tanto tempo sem trabalhar, me sinto enferrujada. Com a capacitação, sei que vou estar preparada para encarar a elaboração do currículo e os desafios das entrevistas”, avaliou.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)