Seu joelho estala com frequência? Saiba o que isso pode significar

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Seu joelho estala com frequência? Saiba o que isso pode significar

Dr. Luiz Felipe Carvalho explica possíveis causas e dá dicas de como cuidar melhor dos joelhos

A maior articulação do corpo humano é o joelho. Composto por três ossos (fêmur, tíbia e patela), além de tendões e ligamentos, a região é uma das que mais sofre com lesões, por sustentar pesos e suportar impactos. Assim, o indivíduo, em algum momento, principalmente ao agachar, subir uma escada ou até mesmo apenas caminhar, pode sentir e ouvir um estalo vindo dos joelhos.

De acordo com o Dr. Luiz Felipe Carvalho, ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, ouvir esse barulho não significa que a pessoa necessariamente tem um problema no joelho. Contudo, ele alerta para a importância de sempre consultar um ortopedista e fazer revisões periódicas, “principalmente se você sentir que isto acontece com uma frequência muito alta. Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, informa o médico.

O especialista explica que se o joelho estala com frequência, isso significa que a região já iniciou o processo de desgaste, e que já existe uma incongruência entre a cartilagem da tíbia com a cartilagem do fêmur, ou até mesmo a do fêmur com a da patela. Dessa forma, é necessário desinflamar a região, já que o desgaste sempre vem acompanhado da inflamação. Para isso, ele recomenda a aplicação de gelo no local, fisioterapia e reforço muscular para a articulação que está estalando.

Carvalho afirma que é possível dar mais atenção aos joelhos incorporando pequenos hábitos diários, como alongamento, que ajuda a aliviar as tensões musculares, cuidar da postura ao caminhar, já que uma má postura recorrente pode sobrecarregar a região, e a prática constante de exercícios físicos, benéficas tanto para o joelho como para o restante do corpo.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o tenista uruguaio Pablo Cuevas, o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. O Gaúcho, possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e  pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente, o médico trabalha para o time ucraniano UCSA, onde está montando um departamento médico de medicina regenerativa com biotecnologia de ponta.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo