Sesau Fila Zero inicia realização das cirurgias eletivas da fila de espera

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Sesau Fila Zero inicia realização das cirurgias eletivas da fila de espera

A sexta-feira (28/1) começou com mais luz e cores para 50 pacientes que aguardavam pela realização da cirurgia de catarata. Isso porque eles foram os primeiros contemplados dentre os 4 mil pacientes que estão na fila de espera, entre setembro de 2019 e agosto de 2021, por uma cirurgia eletiva. Com a realização desses procedimentos cirúrgicos, o Sesau Fila Zero deu o pontapé inicial às cirurgias eletivas, que englobam um total de cerca de 10 especialidades diferentes e quase 30 subespecialidades.

A costureira Maria Gilvete da Silva, de 59 anos, é moradora do Residencial Praia de Mutá, reside em Camaçari há quase 10 anos, e foi uma das 50 pessoas agendadas para fazer a cirurgia nesta sexta. “Estava na fila de espera há mais de três anos e estou muito feliz com a chegada desse momento. Eu bordo muito e costuro, com isso forcei muito as vistas e, graças a Deus, com esse mutirão foi tudo muito bom. A ação do Sesau Fila zero chegou na hora certa”, disse enquanto aguardava a sua vez de entrar no centro cirúrgico.

Valdina Conceição de Jesus, residente do bairro Ficam II, mora em Camaçari há 39 anos e é uma das pessoas que fará a cirurgia de catarata nesta sexta. Aos 65 anos, ela, que é doceira, descobriu a necessidade de fazer a cirurgia em 2021. “Com o Sesau Fila Zero foi tudo mais rápido, eu não precisei esperar muito para isso, foram poucos meses. Agradeço a Deus essa oportunidade”, explicou.

Secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan comemora o início das cirurgias. “Hoje é um dia muito importante, com certeza. Nós temos a missão de zerar essa fila de espera de 4 mil cirurgias eletivas e vamos cumpri-la. Entre as especialidades teremos cirurgias oftalmológicas, urológicas, ortopédicas, ginecológicas, vasculares, cirurgia geral, entre outras. Em apenas 18 dias o Sesau Fila Zero já realizou mais de 10 mil procedimentos, entre exames, consultas e pré-operatórios. Isso mostra que estamos no caminho certo”.

De acordo com a diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito, na próxima semana outros procedimentos cirúrgicos serão realizados. “Daqui pra frente todas as semanas teremos cirurgias eletivas contemplando as pessoas que estão na fila de espera. Aproveito aqui para agradecer ao secretário Elias Natan e ao prefeito Elinaldo por todo apoio dado a esta ação, que começou o ano dando mais esperança à nossa população”.

Para saber se está habilitado para ser atendido no Sesau Fila Zero, o usuário que entrou na fila de espera no período de setembro de 2019 a agosto de 2021 deve ir até a unidade de saúde de seu bairro ou ligar para o call center 156.

“Importante lembrar mais uma vez, que todas as pessoas que estão sendo atendidas no Sesau Fila Zero passaram primeiro pela unidade de saúde do seu bairro para confirmar se estão na relação do projeto, e assim agendaram o dia do seu atendimento. Por isso é importante que aquele que entrou na fila de espera entre setembro de 2019 e agosto de 2021, vá à unidade de saúde do seu bairro confirmar seu dia e horário de atendimento”, esclareceu Elba Brito.

Foto: Isaac Coelho

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

MARCADO:
Compartilhe este artigo