Sedur discute ações ambientais em reunião com Sema e Inema
Com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações ambientais na sede e costa do município, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) se reuniu com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Sema, foram apresentados projetos para a localidade de Parafuso e o Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari.

A titular da Sedur, Andréa Montenegro, destacou a importância do momento e fez questão de enfatizar o fortalecimento de vínculos entre as pastas. “Eu tenho buscado essas parcerias. Inclusive, estive recentemente em Brasília apresentando algumas propostas. Nós elaboramos esse projeto com a colaboração de alguns ciclistas, que é a Trilha Bike Like, para a área do Anel Florestal do Polo. Encaminhamos à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), que já se manifestou favorável. Nossa maior intenção é a revitalização dos espaços ambientais, para evitar novas ocupações irregulares”, salientou a gestora.

Na ocasião, foram demonstradas ainda as atividades de educação ambiental desenvolvidas no Horto Florestal Linaldo da Silva, discutidas ações de proteção e prevenção ambiental e a solicitação do Termo de Cooperação Técnica com o município para implementação da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). Também foram apresentadas aos órgãos, as medidas efetuadas para implantação do futuro Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá.

A secretária da Sema, Márcia Telles, ouviu atentamente as demandas e parabenizou a gestão. “O projeto é bom e altamente viável. O anel é um condicionante do Cofic. Não existe nenhum tipo de restrição. Sobre o termo para a TCFA, vamos marcar uma reunião com as equipes técnicas para avançar neste diálogo. Nós nos colocamos à disposição para auxiliar o município de forma que essas ações se concretizem”, reforçou.

Também participaram do encontro, que ocorreu na terça-feira (17/5), a diretora do Inema, Daniella Fernandes, o vereador Gilvan Souza, o coordenador de Licenciamento Ambiental, João Leal, e a assessora técnica, Alana Athayde.

Foto: Arquivo


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)