Regata JL Marina Bracuhy é disputada com mais de 600 velejadores em Angra dos Reis (RJ)

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Regata JL Marina Bracuhy é disputada com mais de 600 velejadores em Angra dos Reis (RJ)

A Regata JL Marina Bracuhy foi disputada neste sábado (26), em Angra dos Reis (RJ), com mais de 120 veleiros de várias classes da vela oceânica. A competição reuniu aproximadamente 600 velejadores. Com ventos médios de 10 nós de sudoeste constantes e rajadas de 12 nós, as equipes correram a quarta edição da prova em dois percursos na Baía da Ribeira.

A organização dividiu as premiações por categorias. Entre os fita-azul – os primeiros a cruzar a linha de chegada – estavam o barco Kybyxu, de Carlos Samuel Freitas, com 1 hora e 20 minutos de prova. Nas outras divisões, os destaques foram o catamarã Maré XX, do comandante Benoit Joufflineau e o veleiro Klimax, do comandante Eduardo Birkeland.

A largada foi posicionada próximo à Laje do Sítio e o primeiro grupo partiu pontualmente às 12h. Os veleiros das categorias RGS, APS e Clássicos, Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos (Avemo e Mocra) estiveram na raia da Regata JL Marina Bracuhy.

”Os velejadores disputaram cada centímetro da linha de largada com muita competitividade e deram trabalho para a Comissão de Regata que não deu nenhuma colher de chá! Os veleiros que queimaram a largada tiveram que voltar e largar novamente em no máximo 4 minutos ou seriam desclassificados”, disse Renata Liu, uma das organizadoras da Regata JL Marina Bracuhy.

”É uma festa maravilhosa sim, mas com muita atenção à segurança e as regras são seguidas a risca”.

Uma das categorias com muitos barcos na raia foi a Cruzeiros, veleiros de passeio e que também correm regatas em caráter festivo. O vencedor foi Tiki entre seus pares. ”Foi um dia maravilhoso, vento ideal para a regata, nem por encomenda poderia ter sido melhor. Emocionante ver tantos barcos, tão coloridos em uma paisagem tão espetacular como é Angra dos Reis”, explicou Guillermo Buiatti, comandante do Tiki.

A regata tem quatro mulheres como organizadoras, dividindo as funções técnicas em terra e na raia, bem como as definições esportivas, administrativas, financeiras e atividades sociais. São elas: Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Tereza Zanetti.

O evento é produzido de maneira voluntária e sem fins lucrativos, e é patrocinado pela própria Marina JL Bracuhy, que também sedia a regata.

Resultados  dos campeões  da 4ª Regata JL Marina Bracuhy

Fita azul
Grupo 1
Veleiro  Klimax comandante Eduardo Birkeland
Largada 12:00
Chegada 13:44:20

Grupo 2
Veleiro Kybyxu – comandante  Carlos Samuel  Freitas
Largada 12:10
Chegada 13:30:25

Fita Azul  Multicasco
Catamarã Maré XX comandante Benoit Joufflineau
Largada 12:20
Chegada 13:40:31

Aps 1
Free Bird  comandante  André  Freitas

Aps 2
Caramarujo  comandante  Francisco  Paracampos

Aps 3
Viscaya comandante Paulo Bungner

Clássicos
Helen comandante Ricardo  Carvalho

Rgs A
Super Bakkana comandante  Alexandre Dangas

Rgs B
Bailly Xekmat comandante Roberto  Bailly

Rgs C
Serafim comandante Peter Diedrich

BDP 1
Vagabondo comandante Mauro Gonçalves  Hilário

BDP 2
Adventure II comandante  Agostinho  Thadeu Auricchio

BDP 3
Sussu comandante  Jesus Iglesias

Cruzeiro 1 *
Nica – comandante Antônio  Machado

Cruzeiro 2
Tiki – comandante Alexandre  Foss

Cruzeiro 3
Kybyxu  – comandante Carlos Samuel Freitas

Mocra
SV Mabuya – comandante  Alex Junqueira

Multicascos
Mente Sã – comandante

Mais informações em www.regatabracuhy.com.br



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)